31 de agosto de 2008

É bom e todo mundo gosta

Não, dessa vez o assunto não é sexo...

Respeito.

Respeitar é considerar o outro. Considerar que ele é tão importante no mundo quanto você é.

Não é algo simples de se colocar em prática toda hora, mas o esforço pra isso define seu caráter. Baseados nisso poderíamos concluir que é bem mais fácil respeitar os mais íntimos, as pessoas que amamos, certo? Não é o que acontece...

Em um namoro/casamento de algum tempo, é comum encontrar desrespeito. Por quê? Afinal, o básico exigido para estarem juntos é se gostarem muito (ta, se foi por dinheiro mais uma razão pra respeitar o coitado). Deixaram de se gostar? Isso não é desculpa para desrespeito e sim, um dos motivos!

Quando deixamos de ter consideração com alguém, deixamos de respeitá-lo e conseqüentemente, de admirá-lo. Não foram poucas as vezes aqui que destaquei a importância da admiração. Por isso concordo com a frase: quando se perde o respeito, perde tudo...

Mas somos muito descuidadas (os) em relação a isso. Escorregar de vez em quando é normal depois de um dia exaustivo ou na TPM; o que não podemos é transformar disso um hábito. Tratar seu xuxu com consideração faz bem pra vocês três, ele, você e seu relacionamento.

O primeiro passo é descobrir onde você anda errando. Pois é meninas, existem várias formas de demonstrar sua falta de respeito:

Pela personalidade dele- Como falei
aqui, mudar pelo outro significa crescimento, quando feito naturalmente (e gradualmente). Agora, se você força seu xuxu a deixar de fazer ou gostar de coisas importantes pra ele, está pisando na bola. Não é porque vocês se amam que ele tem que deixar de gostar de carros ou futebol! Você odeia? Ele não tem culpa! Ou passa a respeitar ou procura alguém mais compatível.

Pelo relacionamento - Uma vez que decidiu estar com alguém, assuma. Pra si mesmo e principalmente para os outros. Quer trair? Pense na situação inversa. É melhor magoar terminando, do que desrespeitar enganando.

Pela expressão – O fundamental é o respeito no dia a dia, PRINCIPALMENTE nas brigas. A partir do momento que o casal passa a se tratar com “Cala a boca”, “Sua retardada”, “Seu burro”, etc., o desrespeito se estabelece não só nesse momento de cabeça quente, mas definitivamente entre vocês. Uma vez que essas coisas são faladas, é difícil voltar a brigar com maturidade e conversar como adultos. É provável que a cada mancada que você ou ele derem, saia um “Seu idiota!”, no mínimo. É horrível e diminui (ou acaba) a admiração. E isso vale não só entre vocês, mas na frente dos outros! Não tem coisa pior do que presenciar um casal que se trata sem respeito um pelo outro. Imagine a cena... No mínimo desconfortável pra quem assiste e muito brochante pra quem recebe!

Pelo orgulho – Ninguém quer admitir, mas temos nosso orgulho. Duramente estabelecido entre os amigos, mesmo os mais íntimos. Aí vem você (na frente dos tais) e reclama do corte de cabelo dele, fala mal da camisa, diz que ele é meio lerdo e ainda olha pros amigos e pergunta: “Vocês não concordam?”. Chega pras amigas, com ele do lado, e descreve os defeitos do rapaz e, entre outras coisas, diz o quanto ele não é romântico. O que você espera que ele faça? Que melhore? Não é dessa forma humilhante que alguma coisa vai mudar!

Mantendo o respeito, estamos valorizando a pessoa que está ao nosso lado. E quando isso se torna um hábito, estabelecemos respeito por nós mesmas também. Isso tudo vale no inverso pro seu xuxu, claro. Além das escorregadas ocasionais que ele possa dar, não aceite ser tratada sem consideração.

Afinal, é bom e todo mundo gosta!

Beijos
Xu


30 de agosto de 2008

Uma pausa. Um selinho


Uma pausa antes do próximo post, pra retribuir e agradecer duas pessoas (e Blogs!) muito especiais: Bem Resolvida e Mariana. Esse selinho é pra vocês!




E como ele representa não só Blogs gostosos de ler e de acompanhar mas pessoas especiais, passo com carinho para Mi, Gustavo, Garotas de Vinte e Poucos, Tatah, Jamine, Afrodite, Deflorando e Fê Costa (Fê, sei que selinhos não fazem o perfil do teu Blog, mas ele é saboroso)!

Bom final de semana meninas!

Beijos

Xu


28 de agosto de 2008

Já beijou sua amiga hoje?

Na boca...

Você está em um relacionamento maduro, bem estruturado, ele te faz feliz e vocês se completam? Então, já que ele merece, que tal apimentar as coisas entre vocês?

Pense na fantasia masculina mais comentada, desejada e assumida completamente (menos pra você)...

Duas mulheres juntas.

Sim, pra maioria dos nossos xuxus, a fantasia sexual mais recorrente é ver sua mulher com outra. Você o percebe se remexendo naquela cena do filme (que parecia uma simples comédia romântica) onde aparecem duas mulheres se beijando. Ele suspira e, se for mais ousado, diz que aquilo é lindo. Você se faz de surda. E cega e muda. Sim, amigas, esse é sonho dourado do seu amor e provavelmente a maior utopia, até agora.

E se você for uma namorada consciente (falei sobre isso aqui) sabe que a empolgação dele aumenta quando tem fotos (ou vídeos) não de uma, mas de duas mulheres se tocando.

Acham maravilhoso. Inclusive dizem que nem precisariam participar, bastaria apenas olhar sua mulher com outra que já se realizariam (pra mim isso sempre foi desculpa pra nos convencer rápido).

Como você está com ele é muito provável que não seja bissexual, nem lésbica. Então a primeira reação é achar graça da audácia do rapaz em sugerir um ménage, ou um ato sapatilha (maneira fofa de chamar as lésbicas... Andei pesquisando!) da sua parte.

A segunda reação é considerar a hipótese.

JAMAIS faça coisa alguma que te deixe tensa ou culpada. Por ninguém! Se isso te enoja ou te deixa completamente desconfortável, esqueça. É não e PONTO FINAL. Vá com calma. A idéia já tinha passado pela sua cabeça? Não seria tão ruim assim? Então curta a sugestão sem pressa, vai experimentando na sua imaginação como rolaria e perceba se está tranqüila mesmo.

O ideal é fazer o mais light, ele-ficar-olhando e deixar o ménage propriamente dito pra outra ocasião (se você se sentir segura depois dessa). Pra fazê-lo desistir da idéia de ménage é só dizer: “Então ta xuxu, mas só se fizermos com outro homem antes”. Geralmente basta isso pra eles não insistirem...

Depois, escolha alguém do seu gosto (não traga alguém do “número” dele pra não dar chance pro azar também, né?).

Mas atenção. Se existem problemas no seu relacionamento, é a maior besteira incluir uma terceira pessoa. Isso só aumenta sua vulnerabilidade e a probabilidade da situação toda te deixar grilada, enciumada ou triste.

Agora... Se você nunca faria isso, por que não apenas provocar?

Se essa for mesmo a supra-sumo das fantasias na cabeça dele e você não levaria a coisa até os finalmentes, não seria nada mal dar uma pequena amostra, pra imaginação dele continuar com o resto, certo?

Estamos em um momento histórico muito propício, onde existe uma “moda” lésbica entre adolescentes do mundo (moda, porque nesses últimos anos o número de meninas que decidiram experimentar meninas, só pra ver qual é, aumentou escancaradamente). É a sua chance de aproveitar um pouquinho, sem ninguém achar estranho.

Como presente surpresa, dê um beijo (se tiver coragem, um longo, bem devagar) na sua amiga, na frente dele.

Acredite, já é suficiente.

Beijinhos
Xu
Obs: Como já perguntaram sobre a minha ingenuidade em relação ao assunto, um futuro post vai contar sobre a minha experiência com meninas! Aguardem cenas do próximo capítulo...
A Ju também postou sobre beijar meninas por diversão, aqui!

26 de agosto de 2008

A Verdade sobre os Opostos

Que nunca foi contada...

Os opostos não se atraem.

A Física mentiu esse tempo todo pra você.

A frase verdadeira seria:
Os opostos se chocam. Os complementares se atraem.

O relacionamento é totalmente baseado nessa verdade. Se não forem complementares, um dos dois se anula completamente ou a vida acaba sendo uma sucessão de brigas.

Nos complementares há o crescimento e aprendizado, por sermos suavemente atraídos pelo diferencial do outro. Vocês se tornam companheiros. E assim, acrescentam suas experiências, vivências e conhecimentos às vivências da outra pessoa. A vida é saboreada junto, e os que eram dois mundos, agora são três. O nós, passa a existir.

Os opostos têm naturezas divergentes. É a união de duas pessoas com personalidades, características e gostos opostos. Dessa forma, não acrescentam novas experiências ao outro, mas impõem as suas diferenças e não chegam a um meio termo. A vida começa a ser disputada e dois mundos passam a ser um só, um dos dois deixa de existir...

Então porque os opostos teimam em ficar juntos?

Podem ter se atraído, inicialmente, pela idéia de que podiam se complementar. Inconscientemente, pensaram que precisariam do que o outro tem de oposto... No entanto não percebem que essa é, na realidade, uma atitude de imposição drástica, o choque. A garota que adora balada encontra um cara caseiro. Ela (inconscientemente) gosta da idéia de se acalmar um pouco, ele da idéia de alguém cheio de energia ao seu lado. No começo parece interessante, mas não passa muito tempo para que as discussões apareçam e se tornem regulares. No fim, ela queria um parceiro pras baladas e ele uma parceira para ficar em casa.

A natureza de cada um é algo bem enraizado, ou muda suavemente ou não muda (se anula). No exemplo citado, o ideal seria (tanto para a garota-balada quanto pro cara-caseiro) encontrarem alguém extrovertido, que goste de sair, mas que se divirta com programas mais tranqüilos como barzinho, teatro, cineminha. O dia que tiver que sair pra balada, iria achar legal. E se tivesse que ficar em casa assistindo um filminho, não iria se importar. A garota-balada teria se acalmado o tanto que precisa, ganhando um companheiro pras coisas que descobriu gostar também. E o cara-caseiro ganharia uma companheira, se divertindo com programas diferentes do seu.

Quando ninguém precisa forçar, a mudança acontece gradualmente. No relacionamento companheiro, os dois saem ganhando.

A parte triste é que muitos se acomodam com seu oposto, achando que namoro/casamento é assim mesmo. Não é! Se matar discutindo ou perder sua personalidade para evitar brigas nunca foi o caminho para o relacionamento ideal.

Se vocês dois têm muitas diferenças, procurem formas de fazer desabrochar o companheirismo. Veja o que é teimosia e o que pode ser flexível da sua parte. Se não for possível terem objetivos comuns, então são opostos. Brigas, na medida certa, até fazem bem ao relacionamento, mas passa a ser nociva quando acontece o tempo todo, até para decidir o que vão fazer final de semana.

Não tenha medo de procurar o seu Complementar. A vida é bem melhor quando se tem alguém apreciando o mesmo horizonte que você...


Beijos
Xu

23 de agosto de 2008

Uma pausa. Uma dica

Fugindo do assunto...

Meninas (e meninos), hoje vou fugir do assunto do blog, relacionamento, pra compartilhar algo que aprendi.


Por experiência própria sei que os médicos, ao serem perguntados sobre o que você pode fazer para evitar câncer, dizem que não existe nada a ser feito, a não ser parar de fumar.

Bom, finalmente um médico decidiu ir atrás e compilar algumas formas já comprovadas (mas não divulgadas) para ajudar o corpo a se fortalecer, prevenir e se defender do câncer.

O que estimulou esse médico a fazer isso? Um diagnóstico de tumor no cérebro e seis meses de vida.

É um livro que, além de essencial, é muito interessante. Ao aprender formas de se fortalecer, um mundo de detalhes sobre o nosso funcionamento físico vai se descortinando, possibilitando compreender o mecanismo do câncer e do corpo.
Ele não só nos desperta a atenção e explica os danos que podemos evitar através das modificações sugeridas, como nos alerta para o estilo de vida que levamos.

Meninas, o Brasil está entre os países com mais casos de câncer de mama. Se temos uma leitura assim em nossas mãos, de fácil compreensão, interessante e transformadora, por que não fazermos uso?

Terminei de lê-lo essa semana. Vale muito a pena: Anticâncer, David Servan-schreiber.

“Todos temos um câncer dormindo em nós. Como todo organismo vivo, nosso corpo fabrica células defeituosas permanentemente. Mas o nosso corpo também é equipado com múltiplos mecanismos que permitem detectá-las e contê-las.” (Dr. Servan-Schreiber)

Beijos e bom final de semana!
Xu

22 de agosto de 2008

A tal da amizade entre homens e mulheres

Não existe.

Calma.

Não existe.

Tudo bem, existem algumas exceções, mas exceção não define regra.

Estamos falando de um homem e uma mulher compartilhando intimidades. Então não é impossível que um dos dois provavelmente já sentiu, sente, ou poderá vir a sentir alguma atração ou paixãozinha pelo outro.

Vamos supor que não exista sentimento amoroso. Não adianta, mulher é possessiva! Pode não ter a menor pretensão de ficar com o amigo, mas se ele apresenta uma namorada – vai disfarçar muito bem, mas... – vai fazer de tudo pra nova garota entender que você o conhece mais do que ela, vai fazer piadas internas pra deixá-la boiando, vai tocar no braço dele enquanto fala, mostrando que era dona do território antes dela, enfim, vai sentir ciúme igual. Geralmente mulher não dá espaço pra outra entrar assim, sem mais nem menos, roubando uma atenção masculina da sua vida. Conclusão: a amiga, nessa ânsia de se fazer presente, enche o SEU xuxu de zelo. Tem coisa pior?

A maioria reage deixando claro que você é a “de fora” ali. Algumas não fazem questão de te conhecer, enrolam a apresentação. E outras, simplesmente, te tratam mal. As que têm namorado (caso que considero exceção) geralmente aceitam melhor. Mesmo assim demonstrar diretamente que são amigas dele, não sua. Mulher é possessiva até quando tem seu próprio namorado!

Quando isso acontece, não tem como escapar de uma conversinha com ele. Mesmo dando seu voto de confiança para as tais amizades, a condição (mínima) é elas te incluírem. Só que não é o que geralmente acontece...

E a reação dele qual é? Muito masculina, normal nessas horas: “Imagina xuxu, coisa da sua cabeça”...

Pois eles fazem exatamente isso: ignoram. Mostramos os exemplos do problema, eles se fazem de tapados. Quando finalmente cai a ficha (e acredito que não demora muito) continuam fingindo que não enxergam, por que não tem coisa melhor que mulheres disputando por ele!

O pior? Os próprios homens admitem (exceto pras suas xuxus) que não existe amizade pura entre homem e mulher.

É assim que homem reage. E é dessa forma que nos sentimos impotentes olhando as atitudes de outras, não só pra cima dele, mas contra nós. O que nos sobra? Guerra. E um relacionamento abalado, com acusações de infantilidade e ciúme exagerado da nossa parte.

Os homens têm que mudar esse tipo de atitude se quiserem permanecer com as amizades femininas (enquanto nós permanecemos com as masculinas). Ao perceberem que existe alguém jogando sujo de algum dos lados, atitudes têm que ser tomadas sem precisar de desgaste.

Se nada melhorar, uma escolha tem que ser feita. E a famosa “ou eu ou ela” tem que partir dele. Levar as duas é prova de que ele não te considera tanto assim. Aí vai de você perceber se esse é o tipo de relacionamento que vale a pena ter.

Meu xuxu teve uma ex (vai ser tema de post aqui...) que falou a famosa “ou eu ou ela” pra ele. Lógico que assim, ele foi obrigado a dizer “você”. Mas na mesma noite foi jantar com a tal amiga, dizendo: “Vê se tem cabimento ela achar que poderia me proibir de te ver”.

Isso aconteceu.

Não preciso descrever aqui como a amiga deve ter se sentido quando ouviu isso, não é? Essa reação da parte dele só mostra que o relacionamento não significava nada, já que, “enchendo a bola” da amiga, só o desvalorizou.

Se esse for o seu caso (cedo ou tarde você irá perceber se eles continuam se falando) pule fora o quanto antes. O fato de ele fazer tanta questão de manter uma outra pessoa na sua vida, mesmo esta dando sinais claros de que não considera a sua presença na vida dele, só demonstra que ela é tão ou mais importante que você!

Eu considero isso um tipo de traição. Tão dolorida quanto, pois a falta de respeito e consideração (pra dizer o mínimo) se dão da mesma forma.

Ele tem o direito de fazer as escolhas dele, você não tem o dever de sofrer por isso.

E se você for a amiga na história, faça a sua parte. Saiba que uma hora, o mundo gira e você será a namorada. Não entre nessa de disputar com ela seu território. Pode estar perdendo a oportunidade de dobrá-lo de tamanho...

Beijos
Xu




20 de agosto de 2008

Não gosto de Metrossexuais

Prefiro os Centímetrossexuais...

Um metrossexual é um cara atraente.

É um homem heterossexual - não se engane pelos “machos” que por acomodação não querem se esforçar para melhorar e ficam dizendo que isso é coisa de “frutinha” – que se cuida muito bem, preza pela beleza e está sempre cheiroso e “limpinho”. Geralmente têm bastante personalidade e segurança para lançarem estilos ousados.

Mas eu não gosto e nem gostaria de ter um.

Por quê? Porque o pré-requisito para ser um metrossexual (de verdade) é ser egocêntrico. Não tem medo de o seu estilo ser ousado exatamente porque não liga para a opinião de ninguém, a não ser a dele mesmo. Claro que o objetivo final é ser notado por todos, mas isso é conseqüência, não a preocupação inicial.

Com um metrossexual você sempre estará em terceiro lugar. Primeiro ele, depois ele mesmo e só então você. É a história de Narciso, personagem grego que desdenhou o amor de uma ninfa e se apaixonou pelo próprio reflexo num lago.

Por isso, se você acha que seria o máximo ter o David Beckham como marido, pense duas vezes.

Estar com um metrossexual é disputar o banheiro a tapa para se arrumar. É dividir com ele todos os espelhos que encontrarem no caminho. Ter consciência de que ele vai gastar mais com cosméticos e salão de beleza do que com presentes. E claro, saber que você é apenas um acessório quando saírem já que ele vai estar mais concentrado na própria performance diante do público, do que com a sua pessoa. Jamais podem ser ofuscados.

Um cara que presta tanta atenção em si mesmo não tem muito tempo sobrando para pensar na sua xuxu. Não me entendam mal, cada um tem o direito de ser o que bem entender, simplesmente não quero um narcisista em um relacionamento comigo! Ao meu lado tem que ter alguém que me ache essencial e que se esforce para ser tudo de melhor pra mim. Quer ser lindo e maravilhoso? Que seja pra me deixar mais apaixonada ainda!

Aí entram os Centímetrossexuais.

Valorizam-se, mas na medida certa!

Preocupam-se em deixar o corpo em dia, deixam a barba feita ou bem aparada, tiram os excessos de pêlos, fazem um clareamento dentário, vestem roupas charmosas, cuidam do cabelo e outras pequenas coisas que exigem dedicação e o deixam mais atraente, PRA VOCÊ!

Não tem coisa melhor do que ter ao lado alguém cheiroso e bem cuidado, sem exageros.

Estimular a admiração, como falei tantas vezes, é a melhor forma de manter a paixão em dia. A diferença é que você é o foco de todo esse cuidado.

Então homens, saibam que gostamos dos vaidosos! Só não queremos os narcisos!

Beijinhos
Xu

Obs.: A palavra metrossexual foi criada a partir da junção de metropolitano e heterossexual. O metro e o centímetro como comparação, foram uma brincadeira a parte. :)


18 de agosto de 2008

Quando eles negam fogo...

(Ainda não é um post sobre "Brochou? Não adianta insistir!".)

Estou gostando de ver! Mais perguntas de leitoras!

A pergunta foi a seguinte: Se o meu namorado não quer fazer sexo, significa que ele está me traindo?

Não necessariamente... Antes de pensar em traição, tem que levar em conta outros fatores...

É muito difícil manter aquele pique do começo do namoro. Quando tudo é novidade, parecem dois coelhinhos, mas com o tempo a coisa se acalma. E quando não tem mais esse apelo desesperado, nem toda hora é hora... Isso porque antes bastava pensar em você tirando a roupa que já era suficiente para ele ficar excitado, não importava o que estivesse fazendo. Agora que virou paisagem ele precisa de mais estímulo.

Pode ser também um horário que ele não curte... Um namorado de uma amiga negava fazer sempre que ela queria pela manhã. Ele dizia que não gostava porque, quando acabasse, não poderia virar pro lado e dormir!

Homens também ficam cansados, com a cabeça (de cima) cheia. Pode ter havido algum tipo de estresse nesse dia e não ter te contado, enfim, são humanos.

Além de tudo isso, existe também outro motivo... É meio chocante:

Num relacionamento, depois de ter passado aquela fase coelhinhos, se VOCÊ tomar a iniciativa (dizendo, por exemplo, vamos fazer? Pegando no membro dele e tal...) ele vai dizer não, na maioria das vezes.

Machista? No mínimo né? Me tirou do sério concluir isso. Homem e sexo andam juntos, reclamam aos quatros ventos da tal da dor de cabeça feminina, dizem que mulher nunca quer, aí quando nós queremos, não querem!

Também chamei meu xuxu de machista enquanto conversávamos isso e ele respondeu que não podia brigar com ele, porque nenhum homem freqüentou uma escolinha de machismo. É uma coisa natural!

Sei...

Então, se você está querendo sexo, a melhor forma de conseguir é seduzindo. Conseguindo o que você quer, dando o estímulo que ele gosta. Diga que ta sem calcinha,coloque uma roupa mais sexy, fale casualmente sobre sacanagem... Aí sim, ele vai querer.

Ou faça sozinha. E só avise ao moço o que vai fazer. Duvido que ele não vá querer participar!

Entretanto, se você anda seduzindo e ele não quer mesmo assim, aí tem algum problema. Existem algumas possibilidades:

Você embagulhou - É horrível ouvir isso, eu sei, mas acontece dele perder o tesão se você deixa de se depilar, engordou e não ta nem aí, só anda como uma mendiga na frente dele, etc. Não necessariamente vai deixar de te amar, mas que começa achar as coisas lá fora mais interessante, começa. Sim, a vida é injusta. Mas quando é o contrário a gente perde um pouco do interesse também, não perde?

Ele, no fundo, é homossexual- Existe essa possibilidade. Parece engraçado, mas não é... Uma garota da minha idade descobriu que o namorado dela, de anos, é gay. Minha mãe sempre me disse pra não casar virgem porque já viu amigas desesperadas ao descobrirem que os maridos eram homossexuais. E no sexo –ou na falta dele- você pode descobrir isso.

Problema de saúde- Não custa fazer um check-up antes de achar que o cara é gay.

Traição - Pois é...

Infelizmente, tem o outro lado da história. Esse é um dos sinais da traição. Se o homem está traindo, diminui o desejo sexual. MAS se o desejo sexual diminui não necessariamente o homem está traindo!

Então não dá pra ter certeza se baseando somente nisso. Outros sinais são dados se o seu xuxu se apaixonou por outra ou tem um caso lá fora (um caso, isso mesmo. Porque se ele teve só uma noite e nada mais, dificilmente iria deixar rastros assim. As mudanças seriam muito sutis e passageiras.)

Nesse caso, não é só no sexo que a coisa murcha... Ele anda meio seco? Te dá menos carinho do que costumava? Tem sido mais grosso e impaciente do que o normal? Fica meio distante e evasivo nas respostas? Ou anda atencioso demais? Te encheu de presentes do nada? Disse que te ama em um dia mais vezes do que no relacionamento inteiro? Enfim, são outros elementos que ficam afetados quando ele tem que dar atenção a duas coisas ao mesmo tempo.

De qualquer forma, ser rejeitada é uma sensação, no mínimo, frustrante. Ter que lidar com isso sem achar DE PRIMEIRA que ta gorda e feia, que existe outra na parada, ou que ele virou gay, exige certa dose de auto-controle. Homens e sexo andam juntos, mas lembre-se da natureza (machista!) deles. Entre no jogo e se divirta. Ou então, como disse antes, desencana e se divirta sozinha!

Beijos
Xu


16 de agosto de 2008

By the way...



Hagar
Bom final de semana!
Beijos
Xu

14 de agosto de 2008

Mandamentos para morar junto

...sem se matar

Como foi pedido por uma leitora, aí vão algumas dicas para aproveitar o melhor de morar junto, sem deixar que isso estrague o relacionamento.

Hoje temos liberdade para escolher fazer isso antes de casar, ou ainda, nem casar. O que é ótimo e deveria ser aproveitado para conhecermos melhor a pessoa que (pensamos) ser aquela que nos completa.

Existem exceções, mas a maioria toma um balde de água fria quando se depara com a realidade do dia-a-dia: é bem diferente da do namoro. Uma amiga chegou a desenvolver síndrome do pânico.

Isso acontece por termos uma criação diferente da do nosso xuxu. A não ser que tenham morado na mesma casa durante a infância e adolescência, vocês têm rotinas, horários e manias, bem distintas. E nem todas são maleáveis, pois se tornaram automáticas. Passa por isso também quem mora sozinho há muito tempo. Criou sua própria rotina e acostumou-se a ter o espaço todo para si, o que torna complicado ceder praticamente a metade para outra pessoa.

Mas não se preocupem, quem ainda não surtou sabe que morar junto é uma delícia. Basta ter jogo de cintura, muito bom humor e paciência!

1. Sentirás-te à vontade – Quanto mais rápido melhor. Decidiram dar o maior passo dentro do relacionamento, então vá de cabeça. Fingir que não acorda como se estivesse do avesso, por exemplo, não existe! Sinta-se à vontade! A casa é sua também. Já li uma vez que a moça acordava meia hora antes do cara só para escovar os dentes e “acordar” depois sem mau-hálito. Nem preciso comentar né? Fica feio e não tem sentido fazer malabarismos pra parecer perfeita sempre. Ele tem que se acostumar e admirar esses ladinhos seus também. Faz parte e isso que fortalece o casal.

2. Deixarás a intimidade florescer – Alguns dizem que a intimidade é uma m... De fora, concordava. Mas de dentro, vejo que isso é besteira. Intimidade não desmancha o encanto. As pessoas é que não conseguem mantê-lo por acharem que não é responsabilidade sua. Encanto é algo que deve ser cultivado (mais abaixo tem maiores explicações)! E a intimidade é uma conquista dos dois! Vocês vão ter que usar o banheiro na mesma hora, ele vai te ver se depilando, você vai vê-lo roncando, vai te ver sem chapinha , vão saber quanto tempo o outro fica sem tomar banho, etc.! Em vez de se horrorizar com a humanidade dele ou se envergonhar da sua, se divirta!

3. Respeitarás a individualidade - Agora vocês têm uma vida juntos. Mas nem sempre foi assim. Cada um desenvolveu sua mania, sua horinha de silêncio, seu momento de se abstrair do mundo. Nenhum dos dois tem que abrir mão disso. Adoro fazer todas as coisas que posso com meu xuxu, mas várias vezes durante o dia ele vai pro computador dele e eu pro meu. Ou ele vai arrumar a caixa de ferramentas e eu vou ler. Tente sincronizar esses momentos de individualidade para que vocês tenham o melhor de dois mundos, sem que um dos dois se sinta excluído ou deixado de lado. Outro ponto importante: respeite o lado masculino dele. Falei sobre isso no último post.

4. Aceitarás que é normal virar ‘paisagem’ – No começo da coisa toda eu perguntava pro meu xuxu : se eu andasse pela casa e dormisse sempre de roupa, ele ainda se surpreenderia quando eu ficasse nua? A resposta foi clara: não. É legal dormir abraçadinhos sem pijama, é muito bom tomar banho juntos e principalmente fazer amor sempre que der vontade! E isso faz com que ambos se acostumem com o corpo do outro. Meio triste né? Mas vai abrir mão disso? Claro que não. É normal. Ele não deixou de gostar do seu corpo. A questão é saber apimentar a relação e ter sensualidade com as milhares de outras formas que existem!

5. Dividirás as tarefas de casa – morar junto não é só dormir e acordar juntos. É ter uma casa sob suas responsabilidades. Todinha de vocês, louça, poeira, sujeira, roupas, comida, já falei louça? Pois é, não é simples. Ainda mais que não tem garantias de que os dois saibam fazer isso! A regra é lembrar que ali não tem mãe, nem empregada (se tem, melhor ainda), pra ficar recolhendo o lixo, passando uma vassoura e estendendo a roupa. Por isso fica pesado um só ser responsável por tudo. Estabeleça regras gerais como, quem cozinha não lava, quem sai do banho ajeita o banheiro, coisas assim.

6. Terás dia da semana para tarefas chatas – Escolham uma noite, ou um dia da semana em que possam fazer as coisas mais chatas de casa juntos. Meu lema: junto vai mais rápido. Quinta a noite é dia de lavar roupa (sim, lavo uma vez por semana, 3 máquinas seguidas. Funciona perfeitamente e nos estressamos, veja só, uma vez por semana!). Um varre enquanto o outro passa pano em seguida. Funciona e ninguém se sobrecarrega.

7. Não surtarás quando vires que as coisas são mais difíceis do que pareciam – Ele deixou a toalha molhada na cama? DEIXA ALI! Até mofar, deixa, não mexe. Se ele não se tocou que isso não é legal é porque, no fim, alguém sempre pendurava pra ele. Bom, agora vai entender que as coisas mudaram, tem que ter responsabilidade: você não é empregada e a toalha não vai andando sozinha. Mas atenção, relaxe e não fale nada. Se começar com esse tipo de cobrança, a vida fica impossível. Deixe o controle pras suas coisas, ele tem o direito de fazer a parte dele no tempo em que ele quiser.

8. Terás que ceder alguma hora – Como falei antes, certos hábitos não mudam. O jeito é cada um ceder um pouco ou revezar. Por exemplo: odeio dormir com a TV ligada. Ele não dorme sem. Dilema profundo! Então fiz a minha parte, comprei uma máscara (daquelas que perua usa pra dormir). Uma agonia, não deu certo. Decidimos desligar a TV, ele fica com insônia. Resolvemos o caso deixando a TV ligada com timer para 30 min. É o tempo dele dormir e ela desligar para eu dormir. Já me acostumei e na maioria das vezes acabo dormindo antes. Nos dias que estou com insônia, desligamos de primeira!

9. Manterás o encanto – A cumplicidade gera encanto. Pode ter certeza de que descobrir detalhes seus que antes ele não sabia, como umas manias suas na hora de dormir, seu jeitinho de se olhar no espelho quando ele não ta olhando, etc., só o faz se apaixonar mais ainda! Não precisa se estressar com isso. Mas, disse antes que acabamos virando paisagem para os nossos xuxus. Isso é normal e apesar de perdermos isso, ganhamos em muitos outros aspectos. O importante é aproveitar a independência e privacidade de vocês para se curtirem ainda mais! Surpreendê-lo com uma camisola sexy, fazerem amor em vários outros lugares da casa, realizarem fantasias, enfim, existem milhares de maneiras pras as coisas continuarem muito quente entre vocês.

10. Valorizarás a hora de dormir- Eu considero fundamental irem pra cama juntos (pra dormir). Cria um vínculo muito grande, de ambas as partes, terem aquele aconchego no peito dele pra pegar no sono. Nem sempre na hora de acordar dá tempo de dar bom dia com carinho. Por isso é melhor garantir à noite. Esse costume traz um bem imenso pro relacionamento. Nem todos os dias isso será possível, nesse caso tente adaptar o que tiver que fazer para ficar o mais próximo possível dele e vice-versa, pra pelo menos ter a presença no quarto.
Outro ponto importante sobre a hora de dormir é: NUNCA desconte sua raiva ou frustração na cama. Essa história de mandá-lo dormir na sala por que brigaram é a pior decisão. Só abre espaço pra ele repensar seriamente o relacionamento, ao concluir que poderia estar em qualquer outro lugar, menos ali. A casa é dos dois, a cama é dos dois. Vocês agora são um para o outro! Só existe essa desculpa se for motivo suficiente para separação. Enquanto isso durma na mesma cama e fique de costas até acalmar! Dizem também que nunca se dorme antes de resolver os problemas. Nem sempre consigo fazer isso... Às vezes só uma noite de sono (de costas pra ele, na mesma cama) para clarear a mente.

Têm muitos mais, mas mandamentos são 10... Ta, só mais um, o principal:

11. BOM HUMOR! – A vida é agora, vocês estão juntos! Aproveite! Curte o que tem de melhor e relaxe para os detalhes! Não são deles que você vai se lembrar quando olhar pra trás. Brinque muito, se divirtam e sejam felizes!

Por enquanto é isso!

Beijos
Xu


12 de agosto de 2008

Vadias na nossa vida!

A pornografia como forma de alívio pessoal...

Ah, adoraria fazer um mestrado com esse título.

Mas voltando ao assunto, homens. Precisamos entendê-los pra convivermos em harmonia.

Você, sensível como toda mulher é, deve achar que conhece completamente seu amor. Pode até conhecer gostos, preferências, manias, etc. Mas entender a alma masculina, dificilmente. É muito diferente da nossa, com necessidades e vontades que não fazem parte do nosso dia a dia. E o problema é forçá-los a seguir a nossa linha de raciocínio sem levar em conta essas diferenças.

Quer, REALMENTE, que seu relacionamento seja baseado em sinceridade e confiança? Quer que seu namorado seja completo contigo, sem precisar esconder uma parte da vida dele de você? Quer evitar traições e outras besteiras que poderiam deixar de existir se os respeitássemos do jeito que são?

OK. O primeiro passo é se perguntar: ele é um canalha? Se a resposta for positiva, não adianta nada disso, ele vai continuar fazendo besteira e pronto. E você sabe a resposta. É hora de admitir. Agora, se ele não for (a maioria não é...) continue lendo.

O segundo passo é saber se você quer melhorar sua relação com seu xuxu, ou se a ignorância é uma bênção. Eu já me perguntei isso várias vezes... A verdade é tudo o que a gente quer e pede, mas algumas pessoas simplesmente não conseguem lidar com ela. E aí, vai a pílula azul ou a vermelha? Se optar pela verdade e seja-o-que-deus-quiser, continue lendo.

(É melhor se sentar.)

Homens são visuais. E completamente, inteiramente, sexuais.

Duas coisinhas importantes: visual e sexual. Homem pensa o tempo inteiro em sexo. Muito mais do que nós precisamos pensar. E vêem sexo em todo lugar. Não é lenda, homens imaginam as mulheres, que lhe chamam a atenção, nuas.

Então amigas, ele vai olhar para gostosa que passou pela rua. E pronto! Vai imaginá-la nua? SIM! Agora, ele pode fazer isso na sua frente, pode fazer isso da maneira mais imperceptível possível, ou não vai fazer, e como consequência se tornar recalcado, o que vai afetar muito negativamente o relacionamento de vocês. Aceitem.

É difícil concordar com isso, eu sei. A primeira coisa que passa pela cabeça é comparação. Ela tem um corpo melhor que o meu, ou é mais bonita, ou ainda é o ”número” dele. E agora? A nossa tendência é surtar com esse tipo de coisa. Bem melhor seria se ele simplesmente ignorasse todas as mulheres a partir do momento que nos escolheu!

Mas aí é que ta, ele te escolheu! E acredite em mim, não é só o corpo que importa numa relação e eles sabem disso. Se você está se cuidando, com a auto-estima em dia e segura, pode passar uma deusa, ele vai olhá-la, imaginá-la sem roupa e vai seguir o caminho sem pensar nisso de novo!

O acordo com meu Xuxu é o seguinte: pode olhar, só não deixa ela perceber, senão a gente vai se ver!

E sabe o que acontece? Se ele vê alguma "gostosa" que estava com um jeans sexy ou um vestido que deixa a bunda legal, fica me imagina vestindo a mesma coisa! Não foram poucas vezes que fomos comprar uma peça de roupa que ele gostou em alguém e queria que eu usasse. Conclusão, mesmo olhando outra, ele pensa em mim.

Por serem assim, não é difícil entender que a melhor forma de eles se divertirem é passar da imaginação para realidade: ver mulher nua de verdade. Aí entra a pornografia. Antes que você se descabele, é melhor que entre mesmo. Se essa necessidade de ver não for aliviada via pornografia, talvez algum dia abra espaço para uma possível traição, pois eles têm que sentir esse gostinho de alguma forma.

Não tolero homem que lança mão daquela velha frase: é instinto masculino ter várias mulheres então a monogamia é contra a natureza. Instinto o cacete! Já são bem grandinhos pra saber que a civilização inteira vai contra a maré do básico instintivo! E se aprenderam a se portar de acordo com a ética e valores morais, podem muito bem se portar em um relacionamento! Não tem essa de natural.

Logicamente, se existem problemas no relacionamento, a traição pode vir a existir sim, mas de ambas as partes. Porém, com os homens acredito que é mais comum justamente porque são incompreendidos pelas mulheres.

Todo homem tem sua pastinha de pornografia escondida no computador. Todo homem gosta de se masturbar vendo, não só outras mulheres, mas suas fantasias mais ousadas sendo realizadas. E é perfeitamente natural. Não está tirando seu lugar do coração dele, nem diminuindo o desejo sexual que ele sente por ti. A masturbação é só uma forma de alívio rápido por passar o dia inteiro pensando em sexo. E a pornografia ajuda. Aquela gostosa que ele viu, perde totalmente a graça e o apelo depois de ter gozado. É apenas estímulo visual. Você significa muito mais que isso pra ele. LEMBRE-SE ELE TE ESCOLHEU!

Por isso que pornografia e masturbação não são de nenhuma maneira traição.

Parece que admitir esse tipo de coisa da parte dele só vai afastá-lo de você, certo? Errado! Pois uma vez que ele tenha o espaço pra fazer isso, sem o seu escândalo, as coisas entre vocês ficarão muito mais sólidas. É um estágio de compreensão muito maduro que só aprofunda o relacionamento e a entrega dos dois. A sensação de ter encontrado em você a companheira que ele nunca imaginou ser possível, só fortalece a admiração, o carinho e o respeito.

Outro ponto positivo é abrir um canal entre vocês para saberem das fantasias um do outro. Porque não ser em carne e osso a emoção que ele procura na internet? Afinal, é mais do que sabido que a maioria quer “uma dama na sociedade e uma puta na cama” (depois a gente conversa melhor sobre isso).

Só que, como falei, para ter um relacionamento baseado na verdade de ambos, tem que ter maturidade e muita segurança. Se não tiver confiança no seu taco, não dá certo. Melhor fingir que não sabe enquanto ele finge que não faz.

Beijos
Xu


10 de agosto de 2008

Eu te amo

e outras coisas que não são legais.

Saibam meninas, que meninos também dizem não quando querem dizer sim.

E não demonstram tudo que sentem de vez em sempre e nós também temos que adivinhar pensamentos de vez em quando.

Traduzindo: seu xuxu gosta de carinho e atenção. E gosta de demonstrações de amor.

Sério!

Eu sei, parece mentira, eles não precisam de demonstrações de amor. Pelo menos dizem aos quatro ventos que isso é coisa nossa. Se não dizem, fazem, quando não reagem com muita empolgação quando lêem nosso cartão (horas escrevendo, escolhendo palavra, explodindo de amor) de aníver de namoro.

Mas eles gostam. Um segredo: adoram ser mimados.

O problema é que fazemos demais: saturamos nosso espaço com expressões de amor. É como entrar em uma loja com anúncios por toda parte, de todos os tipos e tamanhos. Você se perde! E perde o foco!

Seu xuxu pode estar com essa poluição visual... sensorial, olfativa, auditiva, etc.!

Chega a um ponto onde ele fica indiferente aos anúncios ou deixa claro que não gosta. E aí mora o problema. Não gosta é do excesso, do exagero, que banaliza seus gestos e deixa todos com o mesmo nível de importância: nenhum. Então quando você se dedica a mimar seu xuxuzinho, não é apreciada.

A mesma coisa com o grude. Ser melosa e manhosa é um charminho, de vez em quando (muito de vez em quando). Encher de carinho é uma delícia, em doses pequenas diárias.

Agora, sempre, toda hora, vira uma chata. E passar o tempo com você vai ficando complicado. A reação dele? Não retribuir, você ocupa o tempo todo dando (carinho!) que ele não precisa fazer a parte dele. Vem a indiferença novamente, pra ver se você se toca e manera. Só que isso parece ser um estímulo pras grudentas! O que só faz aumentar o abismo entre vocês.

Apelidinhos. Adoramos né? Eles também! Só não abusem. Aparecer numa roda de amigos chamando seu xuxu de Neném, sem ele estar preparado, pega mal sim. Só vai deixá-lo sem graça e sem a menor simpatia pelo apelido. Primeiro use entre vocês dois apenas, até ele se acostumar. Caso não se acostume, troque! Sem forçar! Imagina se ele chega numa roda com as suas amigas e te chama de minha gordinha. Uma fofura se você estiver acostumada, se não, motivo pra término!

Acontece com o eu-te-amo. Se a cada passo que derem, você se vira e diz eu-te-amo, na metade do caminho isso virou blá-blá-blá. Triste né? Então, naquele cartão lindo, essa frase não vai mexer com ele. A hora que você realmente precisar expressar a profundidade do seu amor o eu-te-amo vai ser pequeno. E insignificante. Sabe aquela máxima popular: “Eu te amo não é bom dia.”? Acreditem!

É muito melhor quando o bom dia significa eu te amo. Aí sim, vocês estão no caminho certo.

Beijinhos
Xu


9 de agosto de 2008

Brigada!

Valeu meninas!

Obrigada pelos recados e reações positivas nessa primeira semana de vida do Cansei de Xuxu! Fico muito feliz e estimulada a continuar. Conto com a opinião de vocês pra ficar melhor, sempre!

Um ótimo final de semana pra todos!

Beijão da Xu!
Calvin e Haroldo / Bill Watterson

7 de agosto de 2008

As 10 (milhões) de coisas que odeio em você.

Por que mulher é assim?

Meninas, esse assunto é sério.

A nossa maior compulsão é também nosso maior crime: criticar.

Ah sim admita, adoramos criticar nossos xuxus.

Eu não sei o que acontece com nossos cérebros para acreditarmos fielmente que os homens precisam dos nossos “conselhos” para sobreviverem no mundo! Exatamente, não usei essa palavra por força de expressão, a gente acha que eles não vão sobreviver.

Eu me perguntava por que homem quando se separa ou fica viúvo entra de cabeça no próximo relacionamento que aparece, casando de novo o mais rápido possível.

E ficava me questionando, baseada nisso, porque existe essa lenda urbana de que a maioria masculina foge de casamento como foge de mulher grudenta...

Resposta: porque são homens mais velhos, acostumados a ter uma mulher cuidando e administrando a vida em casa. Quando se vêem sozinhos, não suportam a idéia de não ter
alguém fazendo aquelas coisas ou talvez nem saibam como fazer. Eram controlados e aceitaram isso na marra, desaprenderam a ficar sozinhos.

Essa realidade não existe mais.

Os homens mais novos não querem isso. Tanto que ficam solteiros por longos períodos, até encontrarem a mulher certa. Sim, esperam mesmo, não aceitam ficar em um relacionamento mais ou menos. E se for o caso, simplesmente terminam, não têm medo de ficar sozinhos. A diferença é que eles já sabem se virar. E dizem com razão que é difícil encontrar mulher que valha a pena hoje em dia. Estão certos. Eles querem uma COMPANHEIRA.

Eu sou companheira! – Você já deve ter gritado daí.

Bom, se você realmente for, parabéns! Porque a maioria que está em um relacionamento de algum tempo já deixou de ser. Não é a companheira, é quem controla e administra a vida dos dois e a dele, do jeito certo, o dela.

Sabe a história clássica do casal dentro do carro, mais ou menos assim:

- Amor, coloca o cinto... Amor, porque você não está usando aquela camisa mesmo?...Entra a direita... Porque não entrasse à direita? Agora vamos chegar atrasados na festa!...Freia! Agora não adianta correr pra chegar!... Porque nunca faz o que eu digo? Que droga... Finalmente! Vê se dessa vez não me larga sozinha pra falar com os amigos.

É um exemplo, mas imagine-se no lugar dele... e cada uma dessas perguntas (e exigências) sendo feitas enquanto tenta se concentrar no trânsito e no caminho a seguir? Um saco! Impossível relaxar e aproveitar alguma coisa.

Pode ser em qualquer área da vida a dois. Por essa necessidade das coisas serem do nosso jeito, deixamos de aproveitar o passeio e a festa pra namorar, se curtir e conversar!

Depois você se pergunta por que ele mudou, não é tão carinhoso quanto costumava ser...

Claro, essas coisas vão se acumulando e gradualmente matando a felicidade de estar junto. A saída com os amigos começa a ficar mais atraente que você, porque lá ele não vai ser criticado. O trabalho começa a demorar mais do que precisaria, porque voltar pra casa é um inferno. Os momentos ao seu lado vão dando lugar a uma fixação pela TV, afinal, fica difícil ele te contar as coisas que aconteceram durante o dia se, pra cada item que disser, você rebater com o que ele deveria ter feito!

E isso vai matando a atração! Porque você vai se parecendo mais e mais com uma mãe do que uma mulher.

Sim, mãe! A maioria trata seus maridos, namorados e namoridos, como filhos! Meu deus, não tem coisa mais broxante.

Agora a pior parte: quando você vira mãe, ele deixa de fazer o papel dele no relacionamento. Você deixa de ser cuidada! Deixa de ser protegida, amparada, mimada e deixa de ser a princesa do seu conto de fadas.

Por que os príncipes encantados não existem mais? Porque nos tornamos as bruxas.

Deixamos de respeitá-los. Exigimos respeito, mas não damos de volta.

Muitos homens vão sofrendo calados, tendo como válvula de escape os momentos longe de você. E não terminam por quê? Por que é difícil achar mulher que não seja assim. Nas conversas com os amigos, descobrem que essa é a realidade máxima. E descobrem também que a traição resolve muita coisa.

Por isso admiro os solteiros de hoje em dia.

Eles esperam a mulher certa. Não querem ter alguém pra ficar traindo por aí, infelizes com o
que tem em casa.

A mulher certa, é a que divide, acrescenta e compartilha em vez de sugar o que é dele (no bom sentido... ou no mau... entenderam né?). É a divertida que não fica amarga depois que começaram a namorar. A cabeça aberta que topa fazer umas loucuras em vez de repetir “hoje não”. É a leve e solta, pronta largar as coisas como estão e fazer alguma coisa diferente. É a que, por não se desgastar cuidando de coisas que não precisa, tem tempo de sobra pra continuar linda cheirosa e sedutora, com a auto-estima em dia. Mas principalmente, é aquela que não controla a vida dele. Cuida da sua, decide em conjunto as coisas de casal, e deixa-o cuidar da dele.

A paixão pode ter prazo de validade mas a conquista não. O tempero não precisa deixar de existir, não importa quanto tempo vocês têm de estrada.

Solte-se, aproveite o melhor de ter alguém do seu lado. Deixe pra controlar seus filhos, quando os tiver! Admiração e respeito podem ser recuperados se você tentar. Faça um esforço para respeitar o jeito dele de fazer as coisas e se for algo muito (mas muito) necessitado de crítica, converse com jeito, como você gostaria que fizessem se fosse o contrário.

Lembre-se: eles existiam antes de começar a namorar conosco e estavam bem, tanto que nos conquistaram!

Beijinhos
Xu

Nota da autora: Enquanto estava mexendo no texto, mostrei pro meu xuxu dar sua opinião. Ele disse que seria melhor mudar o exemplo de cobrança que eu tinha escolhido. Tava pensando e perguntei se ele tinha alguma idéia. No que ele me responde:
– Sei lá, pensa na gente.
– Mas eu não nunca te critico!
E ele começou a gargalhar.
¬¬


5 de agosto de 2008

By the way...

Hagar

Complexo de Electra

Não, não tem nada a ver com a Carmen Electra

Até onde você procura seu pai na relação?

Pois é disso que trata o Complexo de Electra, uma deusa grega que pediu ao seu irmão que matasse sua mãe como vingança por ter assassinado seu pai. Seria o contrário feminino para o Complexo de Édipo.

Sempre achei esse tema repulsivo.

Como, em sã consciência, vou procurar meu pai nos meus relacionamentos? Isso parece incesto... Mas é exatamente o que Freud defende: mulheres na infância tendem a se apaixonar por seus pais (além de disputarem seu amor com suas mães) e transferem isso para idade adulta buscando semelhanças em seus maridos.

Saindo do clichê “gostar de homens mais velhos = problemas mal resolvidos com os pais”, um estudo feito por grupos de psicólogos (publicados na revista Proceedings of the Royal Society of London B) levaram mais a sério e resolveram testar isso em pais e filhas adotivas, depois de verificarem esse padrão em animais também. Pasmem, as filhas que tinham bom relacionamento com os pais realmente escolheram (baseando-se em fotos) possíveis maridos parecidos com eles! A ciência explicaria a questão de Electra pela Homogamia, escolha de pares mais parecidos geneticamente que, aparentemente, poderia trazer maior adaptabilidade e chance de sobrevivência. Mas filhas adotivas não são geneticamente parecidas com seus pais! Deveriam procurar parceiros com a combinação genética parecida com a delas! Então o caso é mais complexo mesmo.

Isso pode não ser nada de mais. O problema é quando afeta nossa capacidade de escolha consciente ou sabota uma relação com potencial.

Minha opinião é a de que fomos acostumadas na infância com determinadas situações que, por conforto, repetição, segurança, boas sensações, ou para tentar resolver, procuramos repetir na idade adulta. Por isso que essa busca por semelhanças pode ser mais sutil, não se resumindo a aparência.

Pensando nisso tive que dar minha mão à palmatória e aceitar que talvez tivesse a tal de Electra. Meu exemplo: Fui acostumada com meu pai arrumando tudo dentro de casa e raramente precisávamos chamar um eletricista ou encanador. Eu nunca havia parado para prestar atenção nisso, até perceber que meu primeiro namorado não tinha essa característica. Vocês acreditam que isso me decepcionava?

Agora falando sério, até que ponto essas pequenas decepções, nem sempre conscientes, vão te deixando menos interessada e admiradora do seu parceiro?

Quando as características do seu pai te fazem procurar algo melhor e se achar merecedora de pessoas que valem a pena, perfeito. Mas e quando acontece o contrário? Pai distante, agressivo ou mau-caráter podem fazer estragos na sua vida.

Às vezes também acontece o oposto. Em vez de procurar a característica igual, você fica obstinada procurando o contrário! Por exemplo, meu pai era super fiel e meus pais tinham um relacionamento totalmente baseado na confiança que sentiam um pelo outro. Orgulha-me por ser um homem de caráter, admirado por muitos, que até fazem questão de me dizer isso quando têm chance. Tive sorte. No entanto, era um homem de poucos gestos amorosos. Quando fazia, deixava minha mãe nas nuvens, mas eram raras às vezes em que demonstrava tudo que sentia publicamente. Eu não gostava disso. Achava que minha mãe merecia mais (ela estava tranqüila, porque entendia e aceitava a forma dele se expressar), o que me fez procurar caras que eram explícitos e demonstravam publicamente, com gestos e palavras, sempre!

Não preciso dizer que foi difícil encontrar o que procurava. Além de aporrinhar a vida dos que comigo estavam por não serem românticos, não fazerem surpresas, não mandarem flores em locais públicos (sim garotas, não basta mandar flores...), enfim, coisas essenciais para nossa vida, eu teimava dizendo que não queria alguém igual meu pai nesse sentido. Comecei a achar que era impossível encontrar um homem assim... Até considerei aquela máxima: se o homem manda flores ou traz presente é porque aprontou! (Meninas, essa frase não é pra ser levada ao pé da letra. Ela significa que quando o homem faz alguma coisa fora do que ele costuma fazer, é para abrir o olho! A tendência, nesse caso, é dele estar compensando alguma coisa grave! Agora se isso faz parte da sua personalidade e acontece com certa regularidade, aproveita!).

Enfim, encontrei! Meu xuxu é incrível, super romântico, faz muitas surpresas e demonstra o que sente das formas mais emocionantes. Parece mentira? Nem me diga. Deixei de contar isso pras minhas amigas porque elas acabavam pensando que eu estava exagerando. É verdade e às vezes eu fecho os olhos e agradeço por ser tão abençoada. Depois conto mais sobre ele e nossa história (nossos problemas também).

Mas adivinhem. Eu sou a distante! Amo tudo o que ele faz, só não consigo demonstrar da mesma forma sempre. Vai entender! Mas já me dei conta e estou aprendendo a ser o que eu quero receber.

Concluindo, nossas histórias se fundem. Nossas experiências nos definem e definem o que estamos atraindo. Se deixarmos a vida nos levar, dá pra saber o resultado só olhando para trás. Então se o que você tem passado não lhe agrada, pense! Reflita e veja o que é realmente decisão sua e o que não é. Arrisque-se e saia do que você está acostumada! A vida pode te surpreender...

Ah, meu xuxu tem uma caixa de ferramentas enorme e eu adoro! Hahaha!

Beijos
Xu





Site falando da pesquisa que citei aqui.

3 de agosto de 2008

Brigou feio? E agora?

Vou meter minha colher sim.

Meninas... isso acontece. E vai acontecer de novo. Brigar faz parte e aceitar é metade do caminho.

MAS se não pode evitar sempre, saiba como lidar!

Esse é o segredo de casais bem resolvidos. Fingir que não aconteceu ou se iludir achando que nunca mais vai acontecer (pior que a gente se ilude) não funciona.

Aí vão umas dicas para tornar a coisa menos desgastante:

Verifique primeiro se você não está na TPM - Eu sei, dá ódio quando eles perguntam, por qualquer bobagem, se a gente está na TPM. Mas tirando essa mania cretina dos homens, a coisa tem fundo de verdade (vai ter post exclusivo sobre TPM ainda). Nessas horas a gente fica meio “à flor da pele” e qualquer coisa é motivo pra explodir, ou chorar. Se esse for o caso, respire, porque provavelmente você não vai conseguir se tocar disso na hora e a coisa vai ser feia mesmo. Então solte os bixos e se ele perguntar, por acaso, se são aqueles dias, sorria. Ele vai ter que te entender.

Tem mulher no meio? - Se a resposta for positiva, vá com calma. Irritação+grito+aquela vadia são os ingredientes certos para os homens fecharem a cara e os ouvidos! Eles simplesmente não toleram e não assumem coisas nenhuma assim. O segredo? Reúna todos os fatos. Espere o maior tempo que puder (um ou dois dias seria bom). Sente-se ao lado dele quando tiverem relaxados (por favor, nada de – Senta aqui amor, temos que conversar – Isso vai parecer Discutir Relação, famosa DR e pronto, o menino já fechou a cara), vire-se pra ele e diga calmamente – Ontem, aconteceu isso, isso e isso. Eu não gostei, me senti muito mal (NOTA: não diga FIZESSE eu me sentir mal. Gera defensiva e ele não te ouve mais). Se queres que a coisa funcione entre a gente tens que pensar no meu lado. – Pronto, ele foi surpreendido. Tanto pela maturidade, quanto pelo fato de que ele sabe o que fez e esperava um escândalo da sua parte. Só por não parecer ataque de ciúme ele vai se perguntar se vale à pena repetir o ocorrido. Se o caso voltar a acontecer em pouco tempo, é mais grave, especialmente se envolver ex e amiguinhas. Mas a gente discute melhor essas duas depois, são um caso a parte.

Por favor, não envolva familiares - Estranhou o tópico? Mas é verdade e IMPORTANTÍSSIMO. Muitos cometem esse erro. A coisa fica mais ou menos assim: vocês brigam, discutem e a coisa não se resolve. Então a indignação é tanta que você TEM que dividir isso! Se for da família, ou pessoa muito próxima, RESISTA. Parece cruel né? Mas é pro seu bem. Quando a pessoa próxima (PR) se envolve ela toma suas dores. Em pouco tempo a poeira baixa, vocês se acertam e... tem que dar explicações à PR. A conseqüência é uma má vontade da parte dela em relação ao seu xuxu. Agora imagina se isso se repetir com certa freqüência? Por isso que o casal tem que aprender a resolver suas pendengas sozinhos. Eu sei que conversar com alguém mais experiente, como sua mãe, é muito bom e necessário, então faça isso quando as coisas estiverem tranqüilas e pergunte como ela reagiria. Agora, se for algo mais sério, não hesite em procurar ajuda na mesma hora.

Roupa suja - Se lava em casa mesmo! Não tem coisa pior do que estar em um jantar e um casal de amigos começar a brigar na sua frente. Se não puder ir para um canto (ou se for e perceber que a coisa não se resolve tão fácil) relaxe e resolva mais tarde, a sós!

Do lado de fora - Com certa razão dizem que quem vê de fora vê melhor. Uma forma de fazer isso antes de surtar é escrevendo. No meu caso escrever funciona porque, colocando no papel, a situação se esclarece e fica mais fácil saber que estou exagerando ou se as coisas precisam ser conversadas.

No impasse - Se chegaram a um beco sem saída, primeiro pense se isso afetou o sentimento. Depois reflita se a atitude dele te colocou em perigo, humilhação, traição ou foi quebra de algo que havia sido seriamente combinado por vocês. Não sendo uma dessas questões é provável que não signifique término e a solução é definir o que cada um pode ceder. Algumas coisas podem ser importantes pra ele e você, por não entender, vai continuar brigando. Uma delas é pornografia (ah, já aconteceu né?). Você surta, ele promete que não vai mais fazer e... continua fazendo! Por essas que é importante conhecer o mundo masculino e saber como as coisas funcionam com ele. Isso evita estresse, desgaste e brigas. Depois eu falo melhor sobre isso mas por enquanto leiam um post maravilhoso da Ju Dacoregio falando desse tema!

Por enquanto as dicas são essas.
Se souberem de mais alguma dividam conosco!

Beijinhos
Xu



Espelho, espelho meu...

Vale a pena mudar por ele?

Um tema complicado... Calma, antes de levantar sua colher e dizer, pelo senso comum, que jamais se muda por pessoa nenhuma, quero mostrar meu ponto de vista.

No aspecto negativo mudar significa se castrar. Submissão e passividade são as palavras que logo surgem e junto uma imagem de alguém completamente apático e infeliz. Concordo! Personalidade é essencial e fator determinante para se manter um relacionamento. Por quem ele se apaixonou afinal?

Falo isso porque existem pessoas que se realizam anulando suas vontades e características em prol de outro. Só que realização não significa necessariamente sentir-se bem. Agradar o outro compulsivamente, como objetivo de vida, é obsessão e nada saudável. Esse é o seu caso? Tá na hora de procurar formas de se conhecer melhor... Descubra o que falta para você se tornar tão ou mais interessante que seu par, para você mesma! Submissão não te deixa atraente, pelo contrário, parece fantoche na mão dele e deixa de existir admiração, essencial em qualquer relação.

Ah, e não vale fazer o contrário. Tem mulher que gosta de mandar em homem (isso é tema pra outro post)... Mas fica o aviso: pensar somente em si mesma nunca funciona. Porque relação é a dois! Saber ceder também é virtude. Horrível um casal que conheço (nos seus 40 e poucos anos, família formada) cuja decoração da casa é de menina! Literalmente, tem uma casinha de boneca na sala! Ursinhos e florzinhas por todo lado! Um sonho pro nosso quarto mas, por favor, ela não mora sozinha! E fica feio pra ele, o famoso “pau mandado”!

Todavia... Relacionamento é troca. E troca é válida quando proporciona crescimento e amadurecimento. Isso é mudar! É olhar para trás e perceber que onde você está hoje é (melhor não define bem né?) uns degraus acima do que estava há um tempo.

A linha entre esses dois é bem tênue.

Mas baseada nas minhas experiências acredito que a melhor forma de saber se está na mudança certa, ou se vale a pena, é o fator BEM-ESTAR. Quem está castrado, com certeza não tem esse fator a seu favor, tem uma boa depressão (ou ilusão!).

Eu sempre fui feminina, mas nunca vaidoooosa. Estilo surfista, casual. Adorava salto, mas nada de bico fino (Deus me livre!). Achava lindo acessórios, mas sempre nos outros. Só saía de rímel e batom. E assim conquistava meus namorados e achava, portanto, que não precisava mudar nada. Mesmo quando o primeiro disse que eu poderia, quem sabe, usar tal tipo de calça, tal tipo de calcinha, eu respondia – Não... não é confortável! – E assim ia...

Até que fui arrebatada pelo meu atual (definitivo, espero), que logo de cara me falou – Tens potencial! – Potencial? Como assim, machista? Não sou perfeita assim? Hahaha. E assim que pintou oportunidade (ou seja, do nada, sem motivo) me deu uma roupa completa. Sério. Blusa, calça e... SCARPIN! Coisa que eu disse que jamais usaria depois de ouvir um elogio dele sobre o tal.

Tá, foi dado, foi fofo, não custa experimentar. Pronto. Hoje não consigo viver sem!

E nisso aprimorei cabelo, maquiagem, guarda-roupa e estilo. Mudei por ele? Sim, mas me fez muito bem. Me considero muito mais feminina, sensual e poderosa. E me sinto mais mulher também! Sempre me falaram que tenho carinha de 18 (tenho mais... ai) e no lado profissional, parecer mais madura é essencial pra mim. Foi ótimo porque os resultados foram para eu saborear junto.

Só que atenção! Mudar antes de começar o relacionamento, não porque você viu vantagem mas por saber que é o que ele procura: roubada! Isso sim é perda de valor pessoal. Por exemplo, se eu soubesse dos gostos do meu xuxu na época e quisesse agradá-lo, teria pintado o cabelo de preto porque a preferência declarada dele era morena. Pois eu fui a única loira que chamou a atenção do rapaz.

E essa sensação é o máximo!

Beijinhos
Xu


2 de agosto de 2008

Chega de Balela!

Homem x Mulheres

Cansei de ver por aí uma guerra declarada contra os homens.

Eu sei o que você vai dizer, também tenho motivos pra assinar embaixo daquela frase “Homens, um mal necessário.”. E entendo os homens que falam “Mulheres, ruim com elas, pior sem elas!”.

Mas essa guerra está realmente embasada?

Já passou o tempo de mostrar pros homens que temos tanto (ou mais) condições de conquistar, liderar e gerenciar o espaço que antes era considerado deles. Além disso, a cultura da divisão de tarefas já está sendo absorvida há algum tempo. Cuidar dos filhos de igual pra igual e ser responsável pelas tarefas da casa, tanto quanto você, já não é mais utopia, é realidade. E vai de ensinar desde o começo do relacionamento também!

Quanto ao lado psicossocial dos homens, temos que assumir a nossa parte de responsabilidade. São uns egoístas, mentirosos, safados sempre que têm chance. Já pensou por quê? Não é exagero quando falam que as mulheres criam os homens assim. Acham o cúmulo o marido pular a cerca, mas adoram quando seu filho é pegador. Dá pra entender essa maluquice? Depois, quando podem, algumas fazem os homens de gato e sapato e se desesperam quando se deparam com um homem que faz o mesmo com elas! E pior, estragaram esses homens desiludidos para outras! Ah sim, querida amiga, não faça com os outros só porque fizeram com você antes. Mude! Seja o que e quem você gostaria de encontrar na vida.

E se você encontrou alguém que te ilude, não te respeita e não se esforça pro relacionamento ser o melhor que poderia para os dois, termine! Se valorizar (sem esnobar) é o primeiro passo pra que essa realidade mude. Não faça com que ele, que não merece, seja responsável por uma vida de frustração com os homens.

Mas antes de pular em outro relacionamento, conheça como funciona o coração e a mente deles. Metade dos problemas desaparece quando você pára de dar murro em ponta de faca! Eles não pensam como nós, não têm as mesmas necessidades e são motivados por outros elementos, que não fazem parte do nosso modo de ver o mundo. É sobre isso que quero falar no blog. Sem saber dessas coisas, namorar ou casar sempre será uma guerra.

E chega de guerra, quero paz pro meu coração e pro seu!

Beijinhos
Xu



Pra começo de conversa...

Esse blog é pra dividir minhas experiências e opiniões sobre relacionamentos.

Se eu sei alguma coisa?

Experimentei o longo (7 anos), o curto (5 meses), o arrebatador, o morno, o eterno enquanto dure e o por uma noite, o experiente e o inexperiente.

Me apaixonei, fui levada às nuvens e à loucura, de morrer de amor a morrer de ciúmes, de cega de paixão, ao descaso, ao desgastado... E nessa de tentar-me entender fui entender os homens, os outros e acabei em mim mesma. Afinal, o que é um relacionamento?

Hoje me considero a sortuda que encontrou o homem dos sonhos. Sim. Mas homem de carne e osso, erros e defeitos, porém cujas atitudes são a minha maior alegria (e desafio).

Se vai ser bom pra você? Não sei...

O importante é experimentar pra saber! Ou ler experiências de outras pessoas que passaram por isso e usar o bom senso para escolher melhor. ;)


Com todo carinho
Xu