8 de outubro de 2008

[Pros meninos] Sua mãe talvez não seja a santa que você imagina...

Sobre sogras e tudo mais...

Homens, tenho uma coisa pra lhes contar: sua mãe não quer abrir mão de você.

Simples assim. Claro, estou generalizando, mas essa é a causa e a raiz da maioria dos problemas entre nós, suas mulheres e as nossas sogras, suas mães.

Saber disso é fundamental. Pra saúde do seu relacionamento e pra saúde mental da sua xuxu (por tabela, da sua).

Mas eu me pergunto se vocês realmente não sabem da disputa que rola entre sogra e nora ou se fazem de tontos, adorando o circo pegar fogo por sua estimada causa…

Queridos, desçam que os saltos são nossos!

Se realmente não sabem, aí vai: sua mãe nem sempre percebe a hora de se despedir do menino que você foi e encarar o homem que você é. Valoriza suas conquistas profissionais, se orgulha da sua independência, mas… não aceita ser “trocada”. Infelizmente é assim que acontece quando entra outra mulher na sua vida. Afinal, daquele momento em diante a sua atenção será dedicada à sua xuxu, não é?

Por isso, é normal (mas não aceitável) que a sua mãe demore a acolher a nora como um ser pensante e de extrema importância. Tudo bem, espere o choque passar. E então exija o respeito necessário para a mulher que você escolheu.

Não finja que não é assunto seu.

A pior coisa é não poder contar com vocês quando o seu lado da família não nos aceita. Ou pior, quando o seu lado nos sabota.

Além disso, a disputa delas resulta na mulher esgotada e zangada que vai dormir ao seu lado depois.  Ignorar ou dizer “mamãe jamais diria isso” é fazer pouco caso dos sentimentos da pessoa que você diz amar. Se coloque no lugar dela e imagine o contrário. Seu sogro não tem a obrigação de ir com a sua cara, mas não é muito melhor saber que, se isso acontecer, ela vai defender seu lado?

Nós sabemos o quanto mãe é importante e insubstituível. Não queremos tomar o lugar dela na sua vida (o papel de mãe não é saudável, já expliquei aqui no blog). Queremos conviver em paz, onde nossa presença é levada em consideração. Você está em um relacionamento e não foi por coerção (espero…). Sendo assim, respeitando a nora, sua mãe está respeitando, na verdade, sua decisão.

Quando sua xuxu costuma relatar atitudes da sogrinha que invada o espaço ou a pessoa dela, escute e faça o possível para, na próxima vez, evitar esse tipo de comportamento por parte de sua mãe . Pra facilitar vou citar algumas das dificuldades que uma sogra pode impor:

Ciúmes - Geralmente são mães que preferem criar um cafajeste a ter que dividir seu precioso filhinho com outra. Elas são sempre as únicas que sabem o melhor pra você (o que gosta de comer, como ele prefere a casa, o presente ideal, e muitas outras coisas). Mimam bastante que é pra ninguém chegar ao pés da mamãe perfeita… Se você gosta de ser mimado e paparicado pela sua mãe dessa forma, depois de adulto, pode ter certeza de que vai perder muitas chances de fazer sua mulher se sentir especial. E muitas chances de ela te fazer se sentir especial; como homem e não como um menino mimado.

Adorar a ex - Tem coisa pior? Não preciso nem descrever. Novamente, imagine como seria ao contrário? Insuportável! Peça para sua mãe literalmente virar o disco que passado é passado! A vida é sua e quem decide com quem você vai viver a sua vida é você. Deixe claro que não tem volta.

Inveja - Tem sogra que coloca a competição em um patamar ridículo. Aqui não é a disputa pra ver quem faz o prato preferido melhor. Ela SE compara à sua xuxu. E a coloca para baixo citando todos os defeitos sempre que possível. “Como você engordou, não é?”, “Nossa, precisa melhorar essa maquiagem, o circo já passou!”, são algumas envenadas nada discretas, porém geralmente ditas em tom de humor! Se você for distraído, pode achar que ela falou “brincando”. Acredite, não foi brincando. A intenção é machucar e o mínimo que você pode fazer é cortar a piadinha. Se ela não ceder, devolva na mesma moeda (até ela perceber que machuca!): “Ih, mãe, mas não engordou tanto quanto a senhora!”.

Intrometida - “Quem casa quer casa” e não é a toa. A vida a dois já tem diversas dificuldades, imagina a três, sendo que uma não foi convidada? Assim é a sogra que se mete em cada passo que vocês dão, telefona várias vezes, aparece sem avisar, acha que pode decorar a casa, sempre diz o que é melhor pra vocês, enfim se mete demais. Você até pode achar que é atencioso da parte dela ser tão preocupada e interessada. Não é! É su-fo-can-te! Ela teve a chance de escolher a decoração da casa DELA. E de tomar as decisões da vida DELA. Agora a vida é somente de vocês dois! Seja maduro o suficiente para garantir a privacidade e a independência de vida adulta. Isso só fortalece o relacionamento.

Carente - Essa costuma ser dissimulada… Sempre a vítima, mártir, que faz tudo pelos outros e nunca ninguém faz nada por ela. Costuma passar mal quando você diz um não. E dessa forma vai te manipulando para sempre conseguir as vontades. Acaba sendo o conjunto de todas as atitudes anteriores. E o resultado é péssimo, porque esse tipo de “sugação emocional” desgasta toda a intimidade de vocês. A única saída é aprender a não cair no jogo de vítima da sua mãe. Saiba respeitar a inteligência e pessoa incrível que ela é, dizendo “não”quantas vezes forem necessárias, até que ela entenda que o caminho pra ser feliz não passa por cima da sua privacidade.

Viu como a responsabilidade é muito sua?

Vocês acham que é besteira, talvez exagero da nossa parte. Não é. Mulheres tem mania de competição, como já disse várias vezes aqui. Mas é diferente quando se tem que competir pela própria privacidade e intimidade do casal! A vida é de vocês agora! E quanto mais resolverem seus problemas sem a interferência de outros, mais fortes ficam.

Ao colocar os limites para uma relação saudável entre mãe e filho, acaba também definindo uma relação sogra e nora mais sadia.

Tenho sorte de ter alguém ao meu lado que me valoriza e sabe me defender sempre que é preciso. E sabe se impor, ao defender também a nossa privacidade. Perfeito! Além de ter a sorte de uma sogra que torce pra ficarmos juntos e pela nossa felicidade. Só peca pelo excesso de zelo, coisa que meu xuxu resolve. O importante é que ele tem os olhos e ouvidos bem atentos para saber quando interferir. Não fica se fazendo de tonto para não se incomodar.

Existe, no entanto, a possibilidade das brigas serem geradas por intransigência da sua xuxu. Fique atento para perceber como os demais familiares a tratam, se ela tenta se enturmar com outros membros, ou se simplesmente não quer dividir você com mais ninguém. Isso é sério e problemático e convém rever seus conceitos sobre ela…

Meninas, também saibam reconhecer quando o exagero é de vocês. Podem, por ciúme tolo, perder uma boa companhia, uma amizade, a futura avó dos teus filhos, sábios conselhos e muita experiência… E lembrem-se, você pode ser (ou já é) mãe de um menino. Imagine como seria criá-lo com todo carinho e surgir uma(zinha) achando que tem mais direito sobre a presença dele do que você… Não é fácil!


Beijos!
Xu


28 comentários:

Bem Resolvida disse...

nunca passei por isso...rs

mulher, o que houve que vc sumiu, desapareceu, escafedeu-se???

esse post é só mais um post de análise de relacionamentos ou um tipo de desabafo???rsrsrs

viu minha foto na japonezuda? :P
olha....ja escolhemos a menina...uma deusa loira. affff
a questão nem é de não querer esperar rolar de ficar com alguém, é fantasia minha mesmo...ganhar uma dessas de presente. tem mulheres que preferem sapatos de presente, eu prefiro uma acompanhante de luxo! hahahahahahahah


saudades de vc!!
beijos!

Mi disse...

Oi Xu, bom saber que vc voltou.

A minha sogra não é dominadora, é bem generosa e respeita o nosso espaço. Os conflitos são outros...

Beijos, beijos!

Anônimo disse...

Amiga vervade verdadeirissima, olha a minha ex sogra era evangelica, pense no cão?
Pois é, não admitia mesmo e ainda por cima me olhava com uma cara feia, eu morria de medo dela.
Uma vez eu fiquei pensando quando eu durmir na casa dela ,imagine ela me colocar pra fora e dizer, pegue seus pano de bunda e saia da minha casa sua rapariga, kkkk eu morria de rir.
Bjaum
Adorei o artigo!

flor disse...

Adorei o post, e concordo com a maioria das coisas, a minha ex sogra me adorava (pelo menos na minha frente), eu acredito nisso. Ela vive querendo que eu volte com o relacionamento, e, como você disse, odeia as atuais e compara comigo, odeio isso, mas enfim. A minha atual sogra, não vai muito com a minha cara rsrs, nem fala comigo quando estou por lá, evitamos contato.
Eu coloquei seu blog lá nos meus favoritos =)
Beijos

Raquel El-Bachá disse...

Concordo totalmente com o que vc disse. Tive duas sogras que gostaram de mim, mas não sei até que ponto. A última sogra diz que me adora, mas adorava também soltar uma piadinha dizendo que eu não sabia cozinhar, que não sabia como eu ia parir por achar que eu sou fraquinha, metendo o pau na religião dos meus familiares( ela é evangélica e a religião dela é a única que é certa),etc. Meu ex quase nunca me defendia. Ainda dizia que eu não gostava da mãe dele quando eu fazia cara feia e me chateava com alguns comentários infelizes. Acredito que ela gosta de mim, mas inconscientemente faz essas coisas para não "perder" o caçulinha. Eu gosto dela até hoje, mas essas coisinhas não dá para aguentar. Aguentei até por muito tempo. Quem será a próxima heroína que irá aguentar?
Olha que eu fui a nora de quem ela mais gostou até hoje.
Beijos.

Jhennifer Cavassola disse...

MY GODDD!! Esse texto caiu como uam luva. Acredita que nem dormi direito pensando na minha sogra? Gente do céu!! Estamos de mudança pra cidade que minha sogra mora. Ela é legal comigo, torce pela nossa felicidade, mas é um pé no saco no sentido de ser "Carente", dramática, "Intrometida" e "Ciumenta". Acredita que ela ler nosso orkut e depois sai entrando em todos os contatos que deixou recado? Aiiiii morro de raiva.
Vou colocar seu texto meu orkut, na página de recados, já que ela ler tudo kkkkkkkkkkkkkk

Beijos querida!! Amo vim aqui, vc escreve muito bem. E ainda por cima, leio tudo com meu esposo. Beijos ;)

Delirios de mulher disse...

Oi,Xu!!
Que bom que você voltou a postar!!
Já estava com saudades...
Sabe,existem sogras e sogras.
Realmente existem essas que você citou no post.
Que criam seus filhos e depois não querem dividi-los com ninguem!!
Isso é horrivel,com certeza.
Mais elas tem que entender que uma hora eles vão crescer,sair de casa e conhecer outra mulher.
Não significa que vai tomar o lugar dela,porque a relação é totalmente diferente,não é?
Já vi muitos casos assim dentro da minha própria familía.
Minha vó por exemplo,tem 6 filhos homens,todos casados,e morre de ciúme de cada um deles!!!
È horrivel porque ela é bem geniosa e um pouco intrometida rsrs.
São coisas da vida...
Bjs

Mariana Valente disse...

Xu!!!
pois é, essa história de sogra é complicada mesmo... e o pior é que as vezes a gente faz papel de louca e neurótica "Ah nada a ver, minha mãe adora você" e não é bem assim... Eu acho que não pode ocorrer o exagero, poxa, se fazemos bem pro filho dela, elas não podem aceitar sem botar tanta dificuldade assim? é incrivel esse laço de mãe filho homem, uma eterna relação de dependÊncia e proteção... tive poucos problemas com sogras, nunca conheci uma como a minha última, ela simplesmente me adorava - sério - ela falva pro meu ex o quanto eu era linda, o quanto ele tinha sorte de estar comigo e que não era pra ele me deixar escapar... Me chamava pra passar uns dias na casa dela, me chamava pra fazer compras... E quando eu mudei pra cá e já nao estava com o filho dela, ela foi jantar comigo no shopping e ainda falou que preferia que ele tivesse ficado comigo do que com a esposa dele! É, acho que com essa eu fiz um bom trabalho, hahahahaha

Beijos Xu, e mais uma vez, bem vinda de volta :)

Taynar disse...

VOLTASTES!!!!
Que bom, já estava com saudades de ti, mulher!!!! Não some de novo!

Quanto à sogras.. Eras, eu penei com a minha primeira. A mulher era o cão.
Tu acreditas que quando eu terminei com o meu ex, ela ligou pra minha mãe [!!!!] pra dizer que sempre soube que o filho merecia coisa melhor?? Eu juro que quase mato a velha!
Mas tive muita sorte com a última, ela me amava!
Enfim, mãe é mãe, a gente não pode querer competir, tem que saber conviver!

Apareceeeeeeeeeeeeeeee!!!!

Beijões!

Myself disse...

A minha primeira sogra era uma DESGRAÇADA que morria de ciúmes do filho e fazia TODAS as coisas que vc citou JUNTAS.
E ele era um burro que a obedecia em absolutamente TUDO, por isso duramos 1 mísero mês.

A atual graças á Deus é um amorzinho!!

Quem bom que voltou!

Beijos!!

Unknown disse...

yup! a Xu voltou! \o/

Acredita que minha mãe tem muito ciume de mim e da minha irmã?
O.o

tanto que ela não perde a oportunidade de brigar com meu cunhado e os meus namorados sempre tinha um defeito que os tornavam pecadores capitais.

Credo... mamãe mais possessiva!

Fiquei feliz com a tua volta, Xu!

beijão!

Cogu-cogu

Afrodite disse...

Vim meter minha colher...
Sei que existem sogras que são fodas de serem aturadas...mas vc tocou num ponto que é pura nevralgia:a mãe!
Pára pra pensar...a mãe do seu 'xuxu' não pode dar pitada,mas a sua(que aí se torna sogra do seu 'xuxu')pode,né?
E quantas vezes vemos a 'nossa' mãe fazendo e acontecendo conosco e até com nossos relacionamentos,mas mãe é sábia..ela sabe o que está fazendo/dizendo!Já a mãe do 'xuxu'...essa é sempre uma cobra!Quer disputar conosco a atenção dele...ô bruxa!
Isso é só pra exemplificar o que acontece na maior parte das vezes.
Temos o hábito de crucificar aqueles que nada importam pra nós,e desculpar o que amamos...
Já parou pra pensar que amanhã vc pode ser essa mãe?Ao ter um filho e não uma filha...vc estará desse lado!
Eu tenho dois meninos e uma menina e ainda não passo por esse tipo de situação mas vejo minha irmã passar,pois a nossa madrasta(que ela considera sua mãe)se mete direto na vida dela com o marido...mas se a sogra fizer o mesmo...coitada!
Não á toa que meu cunhado está querendo se separar...
Viu como é?
Acho que o certo acontecia antigamente:quando as pessoas casavam iam viver longe dos pais pra evitar confusão!
E o pior é que essa é a melhor saída!Evita polêmicas!
É nessas horas que falo que todos os meus ex tiveram sorte...meus pais já morreram faz anos!Assim eu não levo comigo os sogros pra eles de presente!
Bjo!
Afrodite

Blogueira Master disse...

Oi, Xu!!! Já tive sogras ótimas e péssimas... E qdo são péssimas, meu Deus!! Tive uma q queria tomar conta dos negócios dos meus pais, só pra vc ter noção rs Q bom q voltaste!! E pois é, barrinha se deu bem rs Beijos!!

D. disse...

Menina...parece que tu adivinhou...
Eu estou justamente colocando os neurônios em ordem para escrever um post sobre SOGRA - ESTE DESCONHECIDO.
Mas...meu caso é um pouquinho atípico...a minha além de ser o lado Evil da Vera Loyola, não gosta , além de mim, nem do filho, nem do neto...acredita?
Tenho minhas dúvidas quanto a ela gostar dela mesma...
Amo seus posts....Beijão

Carrie disse...

dos tipos ai, a minha sogra é a "carente". nossa gente, quanto sofrimento na vida dela: 2 filhos casados, o meu namorado é o unico ainda em casa e trabalha o dia todo, mora numa casa adorável que o meu sogro construiu e decorou do jeito que ela quis, de 3 quartos, quintal enorme, piscina, churrasqueira e o escambal. nossa, como ela é sofrida!
e quer as atenções do meu namorado só pra ela!

ele, ultimamente tem me parecido um imbecil neste aspecto! já cheguei a pensar que ele dá mais carinho pra mãe do que pra mim.
outro dia cheguei na cozinha da casa dele, e ele me deu um beijo na testa e na mãe? um longo abraço apertado. fingi q nao era comigo mas fiquei recentida.

será que é porque ele não vê em mim a "mãe" submissa dele, porque sou independente e jogo a real quando digo que se nos casarmos nosso casamento não vai passar nem perto do que é o dos pais dele? (mãe em casa - pai no trabalho)???

anyway...é osso!!!

Marie Curie disse...

Eu já tive uma sogra from hell, ameaçou se matar e tudo o mais! E dá-lhe o moço entender q ele poderia estar namorando o clone da mãe dele q ela ainda sim teria problemas, q o que ela quer é que ele fique do lado dela até a morte dela, pois afinal, ela não criou o menino dela pra dar pra qualquer uma! Hunf!

Loira e Morena disse...

Xuuu...
Passa la no nosso Blog!!
Tem uma brincadeira pra vc!!

Beijocas da Loira e Beijaooo da Morena

menina fê disse...

eu sei exatamente do que falastes... esse fds foi o primeiro em que senti o verdadeiro carinho da minha sogra! fomos comemorar seus 70 anos. estamos casados há 5 anos, mas, até um tempo, era Deus no céu e a ex dele na terra... isso, porque quando eles eram casados, elas se odiavam!

mas nunca baixei a guarda, sou assim e verdadeira, aos poucos ela viu que só faço bem ao filho dela!

ainda bem, né?!

rsrsrs

bjs, fê*

Carolina disse...

Sogra é uma espécie rara mesmo, mas até que entendo a dinâmica do negócio, é duas mulheres querendo demarcar território, como sempre. O ruim é quando nenhuma delas usa a inteligência e dá ataque de mulherzinha, aí bicho pega. Geralmente o que falta, na ausência da razão é a inteligência mesma. Elas não usam de estratégia, se querem tanto o filhote por perto deveriam se aliar a "inimiga" ao invés de comprar briga e medir forças.Talvez cedendo um pouco conhecessem a tal nora descobririam então uma pessoa legal que poderia ser amiga delas. Tudo uma questão de estratégia e bom senso.
bjos e saudades

Fabi disse...

Todos os homens precisam ler esse post urgenteeeeeeeeeeee

Loira e Morena disse...

Que bom q a Xu voltouu....é mtoo bom ver post aqui, ver vc na ativa!!..rs

Beijocas da Loira

Loira e Morena disse...

Falou e disse en Xu!!
Adorei o texto, é a pura verdade.
Já passei por algumas complicações com sogra e sei q é um saco.
Quando parece q vc é q esta implicando, mas q na verdade é a mãe dele, mas ele nao enxerga... Nossa, ai o bicho pega..heheh

Beijaooo da Morena!

Unknown disse...

Nossa,
post complicado de opinar...
Porque acho que a sogra quer protejer sua cria e não deixa de ter razão.já a esposa tb tem suas razões.....rs

O mais importante ae,acho que é lembrarmos que nós mulheres,possivelmente seremos futuras sogras um dia...rs

beijinhos

Garotas de Vinte e Poucos disse...

ão tem jeito... se mãe só muda de endereço, sogra só muda de mora!!!!

bjo
*lala*

Anônimo disse...

Amorr adoreiii a visitaaa, obrigadoooooo ta?
Bjaummm..
Hahaha
Fico feliz por ter gostado do post!

Lisa disse...

AAaaah mas meu namorado tem que ler isso aqui !! E como tem!
Sogra pra mim é um problema viu!!

Adorei o post!
super interessante!!!

Anna Oh! disse...

Xu, eu namorei um cara e a mãe dele era o cão. Assim, falou q se ele terminasse cmgo, daria um pc novo pra ele, o q ele pedisse. E olha q eu nem sou tão ruim assim... magina, na época eu tinha 16 anos! Mas teve uma competição nas entrelinhas, pq na minha frente, ela era uma santaaaaa. Bastava eu sair q ela fazia a vida do cara um inferno.
Não entro em disputas, mas ó, q tem caras q preferem os mimos da mãe, tem... e tb os q adoooooram ser disputados. Sai de mim, mundaréu de homem problemático hauahauahauahaua! Cadê os orfãos?!

Barbarella disse...

Xu adorei seu blog!!!!
Sogra carente, esta é a pior...a minha tem certeza que é o último ser do mundo, faz de tudo pra chamar a atenção..e o pior.. meu xuxu cai como um patinho...
Dificillll!
Beijos e parabéns pelo blog