Não falo só de abuso físico, não. Abuso verbal também.
E não falo só de mulheres de classe baixa, falo de pessoas muito estudadas e esclarecidas.
O que acontece para se acharem merecedoras de tão pouco?
O pior é que sou obrigada a responsabilizá-las por todo o sofrimento que sentem! Sim, o cara é um canalha, ou um cafajeste, ou estúpido, mas é você quem continua com ele!
Se há o aceitamento, seja por continuar no mesmo lar, ou por se calar, é óbvio que o abuso vai continuar.
Bom, desabafei, agora vou voltar ao começo do post!
Esperamos que nossos amigos vibrem com as nossas conquistas e deêm os devidos puxões-de-orelhas com as nossas pisadas-na-bola. Certo? Mas não basta puxar a orelha, tem que ser com jeito, com respeito e com carinho de amigo íntimo e preocupado com seu bem estar. Com seu Xuxu a coisa deveria funcionar mais ou menos assim também. Primeiro porque antes de namorado/marido, ele é amigo (deveria ser, viu?), a pessoa que mais convive com suas qualidades e defeitos e quem mais te conhece.
Então, é claro que sempre que precisar, seu xuxu vai te mostrar quando estais errando ou reagindo mal com determinada coisa. E temos que dar um desconto (pequeno), porque a intimidade acaba matando um pouco da delicadeza que existe com pessoas estranhas, por isso nem sempre lembramos de usar as palavras mais sutis e inofensivas.
MAS grosseria não. Palavras ríspidas a toda hora, estupidez por pouco motivo e mau tratamento repetidamente, tá errado! Muito errado. Ninguém comenta muito sobre esses casos, mas é abusivo sim!
Você merece muito mais que isso! Muito carinho, respeito e cuidado. Claro que existem momentos onde ambos explodem (ainda temos a TPM) mas são eventos isolados.
Os casos mais comuns e divulgados como relacionamento abusivo, são os violentos, fisicamente falando. Mas, nos casos verbais, “abusivos disfarçados”, você pode estar com alguém que te chame de gorda e acabada e faça se sentir um lixo sempre que passa outra mulher na rua. Alguém que te deixa de lado pra conversar com amigas e ex, como se a sua presença fosse menos importante que alguma delas. Alguém que te afasta dos amigos e da sua própria família, pra ficar ao lado dele e ainda sim, sendo sempre criticada e “podada”.
Exemplos não faltam. Falta é a coragem de acharmos que iremos encontrar um xuxu que nos ame e respeite do jeito que somos. Por tanto medo de ficarmos sozinhas, nos deixamos levar pelo mal-caratismo de pessoas egoístas e parasitas. A partir do momentos em que o comum entre vocês é ele te colocar pra baixo, te deixar sem auto-estima, te desrespeitar, e coisas piores como trair, violentar, etc., é porque não é mais um relacionamento. É uma via de culpa onde você aceita ser tratada assim e ele se sente no direito de te tratar assim.
Aí é hora de procurar ajuda. Qualquer amiga de verdade vai te mostrar o quando isso te faz mal. Aproveite para se encher de coragem e tomar a atitude de se valorizar e encontrar o melhor e, principalmente, se achar merecedora do melhor. É hora de terminar.
Se ele pode mudar? Pode... Mas é difícil. De qualquer forma não é ficando ao lado dele, passando a mão, que o aprendizado acontece. E quando as atitudes por parte dele são violentas, já adianto, a mudança é muito rara.
O importante é não ter medo do futuro. Te garanto que o seu ganho é muito maior estando sozinha, do que quando está ao lado de uma pessoa egocêntrica. Pelo menos sozinha, encontramos tempo e energia para de cuidar de nós mesmas.