26 de setembro de 2008

Quando ele é a tampa da sua panela... de pressão!

Nem sempre a culpa é dele!

Somos seres humanos de várias indentidades. Temos a Xu namorada/esposa, a Xu profissional, a Xu filha, a Xu amiga, (quem sabe um dia) a Xu mãe… Várias mulheres diferentes, mas uma só mulher.

E pra cada área da nossa vida as coisas se desenrolam entre alegrias, conquistas, tristezas e dificuldades.

São das dificuldades que quero falar. 

Quando elas aparecem, somos super cuidadosas em mantê-las o mais separadas possível das outras áreas da nossa vida, não é? Não, claro que não.

Não temos um botão de liga e desliga. Somos uma só e, por definição, mais emoção do que razão.

Infelizmente… Se uma crise não se resolve na hora, é provável que vá afetar nosso emocional pelo resto do dia e com resto das pessoas que encontrarmos no caminho.

Só que o problema maior não é esse. É esquecermos do fato específico que causou tudo (e ainda continuarmos com as emoções desequilibradas)! Assim culpamos outra pessoa ou situação pelos nossos conflitos.

Acabamos descontando nossas mágoas e raivas mal digeridas nas pessoas erradas e mais próximas. Quem acaba sofrendo as piores conseqüências é, geralmente, nosso xuxu.

Sim, meninas, nossos problemas nem sempre têm a causa que imaginamos!

Isso tudo você já deve saber, mas com certeza não deve se lembrar na hora em que o que você mais quer, é esganar seu xuxu por ter comido o resto da torta de chocolate sozinho!

Então ele, que fez algo sem muita importância (tá, importância média, era de chocolate), acaba sendo o culpado da sensação de raiva e impotência que te acompanhou desde que o verdadeiro motivo apareceu.

E os resultados dessa confusão são os piores possíveis! Coisinhas bobas, como o exemplo acima, são suficientes para pra desencadear uma discussão sem tamanho. Pra você que surta é desgastante, imagina pra quem recebe “patada” do nada...

Quer ver? Se você tem um problema com o chefe no trabalho, por exemplo, e sua amiga resolve pegar suas coisas emprestadas sem pedir, vai ouvir um sermão irritado. Aparece ressentimento. Se sua amiga se atrasou e sua mãe liga nessa hora, vai ouvir sua impaciência na voz. Aparece indignação. Se você se chateou com sua mãe, chega em casa e descobre que seu xuxu comeu o restinho da torta… Sim, vai haver um escândalo! E vai aparecer, no mínimo, muita mágoa.

Não preciso dizer o quanto faz mal para seu relacionamento deixar que coisas assim se tornem comuns. Às vezes, um término pode acontecer se o real motivo não for solucionado a tempo de evitar brigas desnecessárias.

Inclusive, alguns problemas mais graves podem ser resultados de conflitos diários mal resolvidos, como falta de apetite sexual e distanciamento emocional. E se você não desconta nele, pode acabar descontando na comida ou em vícios prejudiciais…

A saída é aliviarmos o estresse de uma forma saudável. De preferência na hora que acontecerem. Não adianta engolir as emoções, elas de um jeito ou de outro vêm à tona, então melhor que seja conscientemente. Que tal meditação? Que tal escrever? Ou ainda (meu preferido), um saco de boxe pendurado na sala? Corra, pule, enfim, como falei outras vezes aqui, ache sua maneira de aliviar as tensões sem que seja num surto psicopata!

Ah, seu xuxu também pode estar fazendo isso. Mas homens, geralmente não descontam em nós. Costumam ficar distantes e calados, resolvem pensando sozinhos, alienados na frente da TV ou em algum esporte que gostarem (ou ainda, fazendo sexo!). Nessas horas o melhor é perguntar uma vez só se ele precisa conversar e então dê o tempo necessário para ele administrar as emoções (em vez de ficar perguntando de cinco em cinco minutos porque está tão quieto).

Uma dica? Quando você não estiver na TPM e perceber que pequenas coisas estão te irritando (ou te fazendo chorar), pare e reflita: o que, realmente, está me incomodando?

Trazer à consciência as causas reais dos nossos problemas é a forma mais sensata de lidar consigo mesma e com as pessoas que amamos!

Beijos!
Xu


33 comentários:

Jhennifer Cavassola disse...

Xu, eu estava precisando muito de um empurrãozinho desses aff. Não sei se é ansiedade, mas tenho ficado muito nervosa ultimamente. Meu Mô não merece isso, mas sempre fico chateada com uma pequena coisa. Tudo bem que na época de TPM é tudo um saco, mas acontecer direto é F...! Falta de sexo não, a gente faz quase todos os dias, o amo muito, sei que homem igual a ele é dificil, mas não consigo controlar o meu jeito. Estou trabalhando muito em cima disso.

Amei a dica!! Vou tornar com lema. Beijos e um ótimo dia! :)

Bem Resolvida disse...

fazer essas coisas não deixa de ser "virar uma gremlin", não é? rs

quando estou mal o xuxu é o primeiro a saber mas pq fico mais carinhosa, mais carente, não pq desconto nele...
Embora por algumas vezes eu estava muito mal e ele deu o azar de falar uma merda dessas que irritaria mesmo se eu estivesse no meu melhor humor...hahahah
aí é dose né....rsrsrs

qualquer dia desses vou te convidar pra um post em dupla...a gente se entende! hahahaha

beijos!!

Camila disse...

EBÁÁÁ
não poderia ler post melhor pra começar bem a segunda feira!

OBRIGADA MSMO EIM1
hahaha

vc me ajudou viu =)

bjin

Anônimo disse...

Pois é Xu, concordo plenamente com tudo o que vc disse neste post, mas como de costume não seguimos coisas básicas, como não descontar a raiva na pessoa mais próxima.
No meu relacionamente ambos fazem isto, eu com maior frequência qdo estou de TPM e ele quando esta em época de provas na faculdade.
Muitas vezes relevamos o que o outro fala qdo sabemos o que esta ocorrendo e acaba tudo bem, acabamos conversando sobre o problema e resolvendo de uma forma ou de outra.

P.S: adorei este blog, achei por acaso, mas já esta nos meus favoritos.

Raquel El-Bachá disse...

Vixe, Xu! Mais um texto com que me identifiquei muito. Meu último namoro se desgastou também em razão disso, segundo meu ex. Meus pais viajaram por um mês, durante esse período tive vários problemas no trabalho e, por não tê-los por perto, eu sempre recorria a ele.
Se eu pudesse voltar atrás teria descontado meu estresse com esses problemas em outras coisas e não no nele.
Beijos.

Delirios de mulher disse...

Sabe Xu ,eu tenho esse problema!!
Quando fico muito estressada acabo descontando nos outros sem perceber.
Mais agora estou tentando resolver isso.
Toda vez que fico muito estressada ,corro uns minutos na esteira.
Ajuda muito!!

Bjs

Única e Exclusiva disse...

CONCORDO plenamante e passei por isso ONTEM. huahuahuauau
A vida é maior LOUCURA num turbilhão de emoções que se não forem equilibradas ... vão acabar desencadeando desentendimentos que poderíam ser evitados SEMPRE!!
ADOROOO suas reflexões da REAL WORLD!!

bzOOO

Mi disse...

Eu sei as causas do meu desanimo/stress, ao menos isso, nao eh?
Mas estou descobrindo que meu Xu esta do meu lado, me apoiando e incentivando o quanto pode.

Na TPM ele ja sabe que fico sensivel ao cubo, rs. Ponto p/ mim.

Desculpe a falta de acento, o teclado aqui surtou.
Beijos e um bom final de semana!

Anônimo disse...

como todo mundo disse, estás totalmente certa. Eu adotei a percepção que quando ela briga comigo, dificilmente é comigo, e só apoio, ouço, fazer o que...
na verdade ela não quer brigar, só quer poder falar, e falar e falar...

as mulheres resolvem a tensão falando e os homens ficam quietos...
mas aviso, ficar quieto pode ser igualmente prejudicial à relação...

e saudades do meu saco de pancada...

Taynar disse...

Mas é assim mesmo.
Aposto que se fosse o contrário, alguém descontando na gente a raiva de dias, a coisa não ia prestar.
Minha mãe é assim mesmo. Super calma com os outros, aguenta tudo. Mas quando chega em casa, nossa!!! É o inferno de Dante, grito pra tudo quanto é lado, e isso estressa e magoa muito.
Acho que a gente tem que aprender que temos direito de ter raiva, mas não de magoar as pessoas.


Excelente post, Doc Xu!

Melhoras, moça, te cuida pra ficar logo 100% boa!
Beijos

Mariana Valente disse...

Nossa, Xu... Eu sempre fazia isso, descontava nos outros os meus problemas, mesmo em quem nao tinha culpa... as vezes eu sou o oposto, pareco uma barata tonta e nao faço nada... mas estou trabalhando muito esse lado, principalmente na TPM, afinal, os hormonios parecem ser mais fortes que a gente né???

beijos e bom findi pra ti
:)

Loira e Morena disse...

Xu, adorei opost!!!..adoro o jeito que vc escreve..rs
Ah, eu quando to com algum probelma, irritada, fico mais quieta...pensando..viajando.rs..isso é horrivel, pq as coisas acontecem e na hora nao tenho reação sabe?!..depois q eu vou digerir tudo e ai eu quero tirar satisfações..rsrs..

Beijocas da Loira

Rosa Canela disse...

Oi Xu querida ...um dia quem sabe eu consiga ter a capacidade de parar Tudo e localizar a real razão do probema ...da irritação ..

Por enquanto eu me fecho que nem ostra ...e só saio do meu mundo quando sei que algo esta mas seguro lá fora ... beijos querida ótimo post

Rosa

Blogueira Master disse...

Concordo em gênero, número e grau! Isso tem a ver com auto-conhecimento, pouco praticado nos dias de hj... Bjs!!

Cruela Veneno da Silva disse...

eu não guardo mais nada. minha terapeuta disse que guardar emoção dá cancer.

Anônimo disse...

Tenho me policiado bastante pra não descontar meus momentos de fúria nas pessoas que amo, confesso que as vezes é bem difícil ainda mais quando elas estão relacionadas ao assunto, mas a gente tenta né...

Passa no meu blog que tem um meme pra vc responder tá..

beijos!!!

Deflorando disse...

Novo post e recadinho pra vc lá...bjim e ótimo final de semana.

Beautiful Stranger disse...

intenso!!!
adorei o teu 'post', faz a gente pensar sobre muitas atitudes que tomamos e a percepção do outros...

:D
http://strangerbeautiful.blogspot.com/

Cadinho RoCo disse...

Numa relação de amor há de se ter paciência e cuidar de, num exercício preventivo, saber se comportar nos momentos de explosão. Assim evita´se a surpresa que arrebata do emocional o que, normalmente, irá desaguar no arrependimento constrangimento. Melhor prevenir do que remediar.
Cadinho RoCo

Loira e Morena disse...

Xu, vc ja viu o selinho né!..rs
Que bom que gostou do presetinho...depois coloca ele aqui!!..rs

Beijocas da Loira

Fabi disse...

Realmente ai vira uma bola de neve e acabamos por machucar todos a nossa volta

Agrilla Bass disse...

é porisso que estou solteira desde terça, vivendo e aprendendo.

de mulher pra mulher disse...

adorei o post!
amei o blog tanto que estou levando seu link pra colocar em meu blog tudo bem??
bom TPM eu não tenho ..pq não menstruo mais..não pq entrei na menopausa as optei por não menstruar mais pois minha TPM era terrível..do tipo não tire esse copo do lugar que eu virava uma fera rsrsrs...
suave seja!!
bjos..no coração
.
.
Sandrinha

Anônimo disse...

Jezuzamado, muita coisa jah aconteceu comigo, sabe xu, vou repassar seu blog a muitas amigas q precisam das suas dicas, muitas delas não sabem rsrs, acabei de postar te espero la, haha a historia é super rapida e engraçada!

Unknown disse...

Oi Lindona,
interessante seu post.Me levou a refletir que,somos mulheres,seres movidos a emoçoes,sentimentos e impulssivas na maior parte das vezes..Baseadpo nisso,acabamos falando ou fazendo coisas as quais nos arrependemos depois de uns minutinhos apenas,pensando melhor sobre o fato.

Sabe,eh do direito nosso sermos assim,eh de nosso maior direito sermos toda emoçao,mas nao eh do nosso direito,estravazar nossas emocoes as vezes mal resolvida em alguem que estah ao nosso lado,sem entender nada do que se passa em nosso interior ne?

Acredito que jah feri muita gente sem querer....Me arrependi muito...Hoje com quase 30 anos,tomo o maior cuidado do mundo pra que nao cometa os mesmos erros.

beijinhos lindonaaaa

de mulher pra mulher disse...

OIIIII
tem presentes pra vc em meu blog
obrigada pelo carinho
vc é epecial
suave seja sempre!!
beijjos ..no coração
.
.
Sandrinha

vi que vc em vários selos mas o que vc não tem pegueo lá :)
adoro vir aqui

Aline Kamaroff. disse...

OLÁ...
ADOREI!!!
Beijokas mil.

Anônimo disse...

Amorr acabei de postar te espero minha flor, obrigado pela visita, ri bastante do seu comentario e adorei te espero la!

menina fê disse...

aqui tudo é muito conversado... sou muito explosiva e ele o oposto, muito calmo mesmo, portanto, aprendo sempre com ele... fazemos questão de falar tudo que nos incomoda e tentamos ao máximo, não misturar as coisas, para teres uma idéia, trabalhamos juntos!!!

a gente se entende e aos poucos, tenho praticado muito a paciência!

bjs carinhosos.
uma ótima semana.

fê_casalqseama*

Carolina disse...

Putz, tudo a ver este post!!!
Por acaso você é geminiana?
"Somos seres humanos de várias indentidades. Temos a Xu namorada/esposa, a Xu profissional, a Xu filha, a Xu amiga, (quem sabe um dia) a Xu mãe… Várias mulheres diferentes, mas uma só mulher."
Eu sou e me identifiquei direto com esta parte do texto.hehehe
bjos bonita!

-=|Åñä £ú¢¡ä|=- disse...

Seu blog é muito show!

Vou tentar maneirar quando estiver de TPM!

Bjs.

Pâmela disse...

Pouts! Verdade, viu.
Às vezes descontamos em quem não merece.
Não só no 'xuxu', mas também em quem está em volta, em quem não tem nada a ver com a história.
Precisamos mesmo canalizar nossas emoções para algo que desestresse, mas não é fácil.
Eu te pergunto: e se encontramos o xuxu antes do saco de boxe na sala? É válido dar um soco nele? (não vou esperar a resposta, já sei que é não...).
Precisamos pensar entes de agira. Mas é tão difícil!
Boa semana!

Anônimo disse...

Aprendi muito