4 de setembro de 2008

Confiança é que nem cristal?

Ih, acho que deixei cair no chão, foi mal!

“O anel que tu me deste era vidro e se quebrou. O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou”*

Quando amamos, se não tivemos muitas decepções pelo caminho, abrimos nosso coração. Estamos entregues. É a situação mais vulnerável que existe e, por ironia, a mais feliz. Isso vale em todos os relacionamentos da nossa vida, desde pais e filhos, sócios, até nós com os nossos xuxus.

O que acontece quando decidimos ter algum tipo de relação com alguém? Criamos regras. E, pra nossa tranqüilidade, esperamos que o outro siga essas regras ao pé da letra. Digamos que as regras sejam o anel de vidro que damos e recebemos quando decidimos nos relacionar. Um anel de valor imensurável (afinal, quanto custa a confiança?).

Pois é um anel frágil!

O ponto é que, quando amamos, fazemos questão de cuidar desse anel. Levamos com cuidado e atenção. É quase automático, você está muito feliz porque essa pessoa confia em ti a ponto de entregá-lo! Então, cuidar dele é um prazer, quase natural!

Mas o tempo passa... Aos poucos a presença daquele anel é tão garantida e, portanto comum, que decidimos colocá-lo no bolso de trás. Ele perdeu um pouco o valor que tinha antes...

A partir daí, se a pessoa não perceber que outras coisas podem perder o valor, mas que o anel, a confiança, é insubstituível, é provável que se descuide e o deixe se quebrar no chão.

A moral da história:

O amor, por uma infinidade de razões, pode acabar. O relacionamento pode perder o tempero de vez, as pessoas podem mudar de idéia, imprevistos surgirem... Tudo isso pode acontecer e mudar os planos iniciais, mas a confiança não pode ser traída.

Se você, em algum aspecto deixou de se comprometer com a pessoa, é provável que resolva fazer diferente do combinado, sem falar pra ela, com a intenção de que não seja magoada, certo?

ERRADO!

Todos temos o direito de entrar em um relacionamento achando que vai ser pra sempre. E todos temos o direito de mudar de idéia. Portanto não é censurável admitir que as coisas em que se acreditava no começo já não significam mais como antes. Se as regras que foram estabelecidas quando vocês começaram já não se aplicam mais, conversem. Seja corajosa (o) o bastante pra dizer o que pensa. Tais no teu direito! E essa questão não envolve só a traição (seu xuxu com outra), até porque cada relacionamento tem sua definição de traição, mas a confiança como um todo.

O problema é achar que pode deixar o anel cair e vir dizendo: ”Me desculpe, me distrai, te amo”.

Não ama não. Se amasse teria cuidado direito da droga do anel.

A frase lá de cima esta muito certa. Amor e confiança estão completamente interligados. Só vai trair a confiança quem deixou de amar como antes. Que já traiu a confiança de alguém, reflita: amava da mesma forma? Pode até amar na mesma intensidade, mas de uma maneira diferente (por exemplo, de amor de relacionamento passou para amor fraterno).

É por isso que eu bato na tecla: SINCERIDADE. Tem que haver liberdade entre os dois pra serem do jeito que são. Se uma parte fica escondida, mais cedo ou mais tarde isso vai se tornar o problema da relação.

Ah, mas os homens são assim mesmo. Peraí, o que foi combinado entre os dois? Se ele não gostou do “acordo” do início, deveria ter falado: “Olha amor, te amo, mas não serei feliz se não experiênciar tais e tais coisas.” Talvez ela aceite (e saiba que então tem os mesmos direitos) ou não. E aí partiria pra outra até encontrar alguém que tenha idéias parecidas.

Utopia minha? Provavelmente... Hoje são raros os casais que conseguem tirar aquelas máscaras lindas do começo do namoro e assumirem as fraquezas. Mas isso poderia mudar se começássemos a exigir sinceridade nas nossas relações, começando por nós mesmas.

É o medo de perder o amor que faz a gente esconder as vontades e as verdades. Mas é escondendo que o perdemos, além de machucar ainda mais pela decepção e perda de confiança.

Sempre falam que quem fez uma, faz duas. Isso pode ser bem verdade. E agora? Você acha que vale a pena dar uma segunda chance a quem foi tão descuidado com seu anel?

Minha resposta é não. Se me perguntarem, “as pessoas mudam com os erros?”, minha resposta também é não. Racionalmente. Mas o coração lá por acaso sabe o que é isso?

Então damos segundas chances. Remendado com superbonder, entregamos cautelosas, de novo. Dá de ver as marcas no seu anelzinho e você sofre toda vez que lembra. Principalmente porque o dele estava bem cuidado, perfeito, sem arranhões (talvez com um ou dois) e inteiro. E o pior, a dúvida de saber se ele vai cuidar melhor dessa vez vai estar sempre rondando...

É muito complicado. E sofrido, dolorido demais.

Então não brinquem de passa-anel com a confiança dos outros. Existem outras formas de viver a vida plenamente do que arriscar a decepcionar quem amamos! Magoe com a sinceridade agora, mas mantenha seu caráter e integridade intactos, pra preservar os sentimentos que uniram vocês.

Beijos!
Xu


* trecho de uma cantiga infantil

32 comentários:

Bem Resolvida disse...

CONCORDO PLENAMENTE. ATÉ APLAUDO.
E digo mais...isso tudo não diz respeito somente aos relacionamentos homem/mulher (ou h/h e m/m), mas qualquer tipo de relação, com ou sem sexo...familiar, relação com os amigos...relação em que não se sabe que tipo de relação é (tipo a minha). Sinceridade sempre!!

Taynar disse...

Ahhhh, eu concordo em gênero, número e grau.
Na verdade, até sou chamada de utópica pelas minhas amigas, porque digo que só vou ficar com alguém com quem eu possa ser completamente sincera e ele assim o seja comigo.
Vejo tantos casais que escondem coisas, falam tantas outras, mentem, dissimulam e depois perguntam na maior cara de pau onde foi que erraram. Tenha santa paciência, né?
Prefiro pecar pelo excesso de sinceridade, e aí de confiança, do que ficar sempre com o pé atrás. Se for pra desconfiar, tô muito bem sozinha.
Já estive num relacionamento, onde o anel quebrou e eu tentei colar. Passava o tempo todo sofrendo, porque sabia que ele ia cair de novo. Sofrendo por culpa minha, diga-se, e a toa, né.
Hoje as pessoas dizem que amam com uma facilidade que me espanta, de um modo ruim, lógico.
Poxa, amor é algo tão difícil, tão raro, não é pra ser tratado como mercadoria.
Enquanto não vou achando meu macho alpha, com quem vou poder compartilhar minhas neuras e topadas, e entregar-lhe meu anel de vidro, prefiro guardar esse amor pra mim, do que desperdiçar em companhias que eu sei que nao terão o mesmo cuidado com o que pra mim é extremamente precioso.
Beijos, moça

Tamy disse...

obrigada vc meu bem.


bjos

Luciana Gonçalves disse...

Genteeee nao conhecia este Blog
Adorei!


Beijocas

Garotas de Vinte e Poucos disse...

"Todos temos o direito de entrar em um relacionamento achando que vai ser pra sempre." concordo 1000 vezes! Acredito que mesmo sendo frágil, o amor pode dar certo!

Bjo
*lala*

Carolina disse...

Concordo contigo. Muito bom o teu texto. Lealdade é bem diferente de fidelidade e reparo que cada vez mais as pessoas quebram estes "contratos" e esquecem o combinado depois de um tempo em qualquer tipo de relação.Mas sigo com a mesma idéia que a tua. Confiança é tudo! E não tem meia boca, ou é ou não é.
bjos meus

Raquel El-Bachá disse...

Concordo com tudo que vc disse, Xu. A confiança é realmente um cristal. Quando traída a confiança, não tem mais volta. Não adianta a pessoa pedir perdão, dizer que nunca mais vai fazer aquilo, etc. Eu pelo menos sou assim: perdôo, mas não esqueço. Sinceridade é essencial.
Beijos.

Mariana Valente disse...

Ai Xu, esse post veio em boa hora... Nos meus relacionamentos eu sempre cuidei mto bem do meu anelzinho, mas acho que o outro lado não fez sua parte sabe??? Aì não adianta, um só cuidado ele quebra do mesmo jeito...

Agora estou com um novo anelzinho, ele tá longe e tudo fica dificil por enquanto, mas... Quando vale a pena a gente tem paciencia né???

Beijos querida!
Mari

Tatah Marley's Confissões disse...

(CLAP CLAP CLAP*)
Minha filha, tirei meu chapéu pra este post.. Confiança é algo realmente valioso e se adquirimos isso nos outros, quando a perdemos geralmente não tem mais volta..
Uma vez que se perde a confiança, o relacionamento todinho vai pro espaço!
E tbm concordo com a parte que se o relacionamento nao tá dando certo, converse mesmo.. Não dá pra usar isto como argumento pra traição, afastamento.. nada que uma conversa franca e direta nao resolva!
x)

E olha, devo agradecer muito pela sua ajuda..
Nada melhor do que saber que tenho otimas amizades neste universo blogueiro!
x)
;*

Anônimo disse...

AAAAAAAAAAAAAA! :( Maguei! EUehuEHueh mesmo assim gostei do blog, ...gostei tanto que sugiro uma parceria, que tal ? *.*

Delirios de mulher disse...

Realmente seria muito bom se as pessoas pudessem ser sinceras nos relacionamentos.
Eviataria muitos problemas!!!
E ajudaria a aumentar a confiança,mais hoje em dia é muito dificil encontrar pessoas assim.
Às vezes nós mesmos não temos coragem de ser sinceros e falar o que pensamos para o outro.
Te linkei lá no meu blog,tá?
e vou linkar o CANSEI DE XUXU - PARA MAIORES.
Bjs

Mi disse...

A confiança se aplica a todas as relações, de fato.

Ah, se eu te falar do meu anel... As pequenas dores arranham mais.

Xu, acho que você é a minha vidente! Só "podji".

Beijos e um ótimo final de semana.

Moni disse...

menina, adorei seu blog.. mto bom msm, e seu post então, concordo em tudoooo!! parabéns! beijos ótimo findi!

Rosa Canela disse...

Aiii Xuu ...vc realmente sabe bem como escrever o que sentimos ...é bem uma verdade o Anel é precioso demais as vezes ate deixamos por medo de entrega-lo ...axo mesmo que por Prudência exagerada!!

Mais como vc bem disse ..quando as regras são claras o risco é menor.

Quanto ao Aniversário ..é dia 08/09 ...

Beijos e ótimo finds

Rosa

Juliany Alencar disse...

Caraca, Xu, tu tava inspirada, hein!
Concordo plenamente com tudo que disse. Eu e meu ex terminamos exatamente para não arranharmos nossos anéis. Se um dia iremos valtar a usá-los só Deus sabe! O importante é que os guardamos intactos. E mesmo com todo sofrimento da separação, entendi que tudo que ele fez foi para que este elo prevalecesse entre a gente mesmo que não fosse da forma como eu desejava.

beijos e bom final de semana!!!

Anônimo disse...

Concordo
Confiança é algo que temos que cuidar
Não podemos deixar cair no chão
Não podemos jogar na parede
Temos que abraçar
Temos que guardar
Enfim
Confiança é algo praticamente não retornavel
Obrigado pela visita
Haha
apareceu cada figuas no dia da parada
Te espero no meu anjo!

Anônimo disse...

Oi! Nossa, quanto feedback legal! :)

Bem Resolvida: Brigada! :) Concordo contigo, em qualquer situação a confiança depositada tem que ser valorizada. Sinceridade é essencial, independente do grau de profundidade que existe!

Taynar: Pois é, as pessoas se acomodam em relacionamentos que são baseados em mentiras desde o começo. Depois reclamam das consequências! Tais bem certa em esperar... Daqui a pouco nossa utopia se torna realidade! :)

Luciana: Brigada, bem vinda!

Lala: Sim, é a melhor parte de amar! Temos esse direito, até porque, essa vontade que nos dá inspiração pra aceitar o outro como ele é...

Carolina: Brigada! Sim, o que cada casal combina tem que ser levado a sério por ambas as partes... Pena que a desconsideração foi tão banalizada que é só o que se vê...

Raquel: A comparação popular é perfeita... Tem que dar valor enquanto tem! Se deixou cair é porque não estava se importando...

Mariana: Que bom! Ele tá longe mas teu anelzinho tá lá com ele neh? Esse vai cuidar direitinho dessa vez, estou torcendo! :) A distância é dolorida, mas fica descansada que é um estímulo maior pra vcs ficarem juntos!

Tatah: Brigadaa!!! :) Com certeza! Pode contar comigo sim! Sempre! Fica tranquila que tem muita gente pensando com carinho em ti... Tudo vai melhorar! :)

Xuxuboy: Não entendi... Não deixasse o endereço do teu blog. Mas, de qualquer forma, brigada pela proposta hehehe.

Delírios de Mulher: Seria perfeito. Se todas tivermos essa utopia, ela se torna realidade. A gente tem que começar a exigir isso no nosso dia a dia...

Mi: Hehehe sou, é? Que bom! Tais bem? Relacionamento tem desses arranhões, doloridos... Tens que ver o que dá pra relevar e o que é ponto final... Se tiveres triste me manda um e-mail pra gente conversar melhor hein? :)

Moni: Muito obrigada!!! Fico feliz com isso!

Rosa Canela: Ahh, é tão bom saber disso! :) Pois é, a gente acaba ficando com medo de se entregar de novo... COm razão neh? Mas esclarecer que existe espaço pra sinceridade e colocar isso em prática ajuda mesmo. Ah, tá chegando então!

Mulherzinha Sim: Hehehe, brigada! Nossa, perfeito. Antes de magoar, que exista a coragem de terminar. Muito bem!

Valeu por todo carinho!
Ótimo final de semana!

Beeeijos!
Xu

Anônimo disse...

Thales: Sim! É preciosa! Pode deixar que apareço! Beijos!

Gustavo disse...

ahh sim concordo concordo
ja percebi que não posso confiar em muuita gente, ja tive minha confiança traida várias vezes, mas o que resta de consolo? dizer só "é a vida"
e olha, segundas chances realmente não são comigo!

Taynar disse...

To sofrendo com esse problema.. O livro não é ruim, mas não consigo atingir a concentração exata que me faça entender tudo que eu to lendo.
E os teus livros? São bons?

Beijos, moça

Sou escorpiana.

Taynar disse...

Aiiii eu adoro romances históricos.
Ja leste algum do Bernard Cornwell?

Olha, o Amor Além da Vida achei muito explicativo, sabe, daquele tipo que explica pq é assim, pq é assado, é um negócio cansativo.
Agora 7 Minutos, até agora tá muito bom!!!

Beijos

Taynar disse...

Olha, eu tenho AS crônicas de Arthur, e pra mim, o segundo foi o melhor livro, e por sinal, deixei meu livro no aeroporto de Sp, pra minha total tristeza.
A Busca pelo GRaal, achei o final extremamente forçado.. Algo do tipo 'nao tenho mais ideia, entao vai essa mesmo'!

Adorei o primeiro livro da série Imperador do Conn Iggulden, mas confesso que não gostei tnt do segundo, e ainda não li o terceiro.
Mas falastes que esse fala sobre Ghengis Khan e ja me interessou!!

Taynar disse...

E siiiiiiiim, temos que trocar figurinhas!!!
Adoro ler, leio até catalogo de telefone, se bobear!!!
=)'

Unknown disse...

É cristais são delicados como sentimentos. Mesmo que seja algo, a primeira vista, banal...palavras trincam, arranham e quebram anéis e até mesmo dedos...para nossa dor. Mas, se cuidarmos bem os dedos se recompõem, colam quase que bem... sentimentos e cristais jamais voltam.

Acho que a carta a "minha amiguinha" tem total relação com isso...ações impensadas atingem mais que o esperado...simples assim...

Beijos

Cogu.

Afrodite disse...

Xuxu,
Não posso dizer que concordo com tudo que vc disse..algumas partes sim,mas outras...
As pessoas aprendem com o erro?Claro que sim!Desde quando ao acertar vc aprendeu alguma coisa?Me diz...vc aprendeu a andar levantando e caindo ou saiu andando de uma vez ao observar seus pais o fazer??
No amor tudo toma uma dimensão maior mas não deixa de ser aprendizado também!
Só amadurecemos e nos preparamos para amar também ao sofrer e nos decepcionar!É justamente isso que nos ensina a valorizar o outro...
A confiança é feita de cristal?Uns dizem que sim(meu pai era um deles) mas eu creio que não!Confiar significa ter fé!Será que todos nascemos com ela,ou adquirimos ao longo do tempo?Dizer que a damos ao nosso xuxu a mesma não seria controverso,visto que só com o tempo ela aparece,e não se disponibiliza de uma hora pra outra?
Bem...essa é a minha opinião...
Bjos

JAM disse...

acho tb que nos mulheres somos mais cuidadosas com o anel. sim. acredito que os homens nao pensam que estao ' arranhando' o anel. mais uma vez xu, vc disse coisas que sabemos, mas realmente nao estamos atentas sempre. valeu pelo post! bjos

Anônimo disse...

Oi meninas:

Cogumela: Simples mesmo. Com esses a consciência do valor só se dá depois que perdeu!

Afrodite: Claro que vamos errar. Mas não podemos esperar que o outro se machuque com o nosso erro, que sempre entenda e que dessa forma possamos levar a vida sem responsabilidade. Uma vez que tens conciência das coisas, sabes que tais errando (no caso de quebrar a confiança) e mesmo assim decidisse errar. O problema é que com confiança estamos não só lidando com o sentimento de outra pessoa, mas com a entrega dela! Se antes de decidir mentir pro outro, tivéssemos a coragem de admitir o término ou a mudança, aí sim seria perfeito. Que as pessoas podem aprender com o erro, acredito, mas quando se trata de confiança quem erra já sabe que tá errando. E poderia ter feito diferente... O que eu não concordo é que confiança seja Fé. Fé é quando o outro não tem responsabilidade nenhuma no que acontece! Quando existe troca não é fé, é combinado. E se não gostou do combinado, converse!
Gostei do assunto! :)

Jamine: É... Bom saber! :)

Brigada pelos comentários!
Beijos!
Xu

Anônimo disse...

Ai Xu, já fui magoada tantas vezes que o meu anel já virou pó de vidro... Meu namorado tenta colar de grão em grão cada dia que passa, mas é brabo. O coitado pede desculpas e se explica até pelo q naum fez, coisa triste. As vezes eu nem pergunto e ele vai falando pq acha q eu posso tar pensando, vê se pode...Tô mt melhor agora q a gnt tá junto a mais tempo e acho q conheço um pouco mais ele, mas msm assim a neura bate... Beeeijo Xu

Anônimo disse...

Sabe, a gente se comove com os draminhas dos outros, se sente culpada se não dá a chance de ele reparar os erros, mas ó, na hora que nós fazemos qqr coisinha, ng nos poupa. Tá, tá meio cruel essa lógica. Mas tb é mito q esquecemos e passamos por cima, pq temos uma memória, temos sentimentos, não é tudo tão perfeito e reconstitutivo assim. Já perdoei, iludida e me dei bem mal, foi um desgaste e tanto!
Dava pra ver q não daria certo antes de tentar de novo. Às vezes é a gente q não quer ver msm.

Bjus

Anna O.
Divã Rosa Choque

Mariana Dandara * disse...

Concordo! Surpresas são essencias, reconquistar a cada dia pode não ser completamente fácil, mas é necessário.
Adorei aqui =)

Anônimo disse...

PeloamordeDeus...Xu me ajude!!!
Meu namorado terminou comigo e foi por causa de uma grande fofoca, mas nós nos amamos demais...queria reconquistar a confiança dele... O que faço nesse caso?

Anônimo disse...

Thaís! Cliquei no teu nome para te responder mas diz Perfil Indisponível. Então, entra em contato comigo por email: xuxublog@gmail.com!

Aí tu me explicas a tua história melhor, pra eu poder te ajudar. Fica tranquila, se vcs se amam e foi apenas uma fofoca, tudo vai ficar bem!

Brigada pela confiança. :)

Beijos!
Xu