15 de setembro de 2008

Teu orgulho não vale nada... *

... quando a gente ama é pra valer!*

Orgulho é algo que todos aprendemos a ter, mais cedo ou mais tarde. Ter orgulho é ter consciência do valor de si mesmo ou do valor de algo relacionado (por exemplo, orgulho de ser brasileiro).

Orgulho é bom. Mas ser orgulhoso não é.

Parecido, mas bem diferente. Ser orgulhoso, no nosso caso orgulhosa, é se manter em um pedestal acima de qualquer pessoa.

O orgulho é uma casca de proteção que você começou a usar por algum motivo. Qual? Reflita melhor. Geralmente ser orgulhoso significa não saber admitir os erros.

É normal, desde de pequenos somos forçadas a não reconhecer fraquezas, defeitos ou inferioridade. Mas é muito desgastante se fazer de perfeito aos olhos dos outros! E mais frustrante ainda perceber que erros são normais e vão continuar acontecendo.

Se não sabemos admitir nossos erros, como ficam os relacionamentos?

Lentos!

Sim, você perde tempo (precioso) fazendo “birra”.

Pior, perdemos mais um beijo, um abraço, deixamos de dormir juntos, de se despedir com carinho, de dar as mãos...

Uma coisa eu aprendi, as pessoas não vivem pra sempre.

E os relacionamentos talvez não vivam pra sempre.

Então APROVEITE a pessoa ao seu lado! Não perca tempo com besteira, saiba perder pouco, ou nenhum tempo com orgulho bobo!

Dizer: “me desculpe” é, à primeira vista, um ato de humilhação. Mas pensando bem, não é. É de extrema grandeza admitir que pisou na bola e que reconhece isso! Ou ainda, reconhecer que o outro pode estar certo.

No relacionamento, o orgulho é o cimento do muro entre vocês. Só fortalece a distância, esfria o sentimento e fecha as portas para o recomeço.

Quando se tem razão, não aceitar ser manipulada nem coagida está muito certo. Mas quando, por orgulho, mantém a discussão acesa e a briga rolando, ta errando!

Não faz sentido isso! Se brigar é tão ruim, porque simplesmente não acabamos rápido com elas?

O que não nos deixa abrir mão do orgulho e admitir que ele tem razão? Qual é o nosso medo?

Na maioria das vezes, o poder... Ah, o poder! Temos medo de perdê-lo, ou ainda, de dar poder ao outro. Fica meio novela mexicana falar em briga de poder, mas isso é o mais acontece entre os casais! (Nessas horas que a gente percebe como nossos valores estão distorcidos!)

Não sabemos lidar com a nossa vulnerabilidade, porque nos aproveitamos da vulnerabilidade do outro! Sim, temos o “rabo preso”! Quem nunca continuou chorando (de propósito) quando viu que isso surtiu o efeito desejado? Se manipulamos, temos medo de sermos manipulados!

E nesse joguinho de poder, orgulhosamente perdemos o que há de bom! Orgulhosamente... Uma besteira não é?

É por isso que eu digo que maturidade é tão importante quanto o amor em si. Porque um dá sentido ao relacionamento, o outro dá a profundidade necessária.

E com maturidade temos o conhecimento de que, mesmo admitindo estar errada, não estamos perdendo nada, só ganhando. Ganhando tempo! Saiba ceder para aproveitar o que a vida tem de melhor!

Uma dica: se você está começando um relacionamento, não dê espaço para brigas pelo poder. Desde o início deixe seu orgulho de lado e admita quando está errada e saiba pedir desculpas. Exija uma atitude (adulta) do seu xuxu também. Porque assim não deixam hábitos nocivos afetarem o sentimento que têm um pelo outro!

Afinal, “o bom é ser feliz e mais nada”*!

Beijos!

Xu

* Trechos da música Se Você Pensa (Lulu Santos)

P.S. Obrigada a todos os selinhos que tenho ali ao lado. Vocês são uns amores!


 

28 comentários:

Jhennifer Cavassola disse...

Temos que admitir nossos erros, saber perdoar e aceitar que as pessoas são diferentes. O orgulho é o inverso da humildade.
E no amor não pode existir isso.

Amei a postagem, beijos querida!

Um linda semana!

Bem Resolvida disse...

sofri muito com isso...
minha mãe é uma pessoa muito orgulhosa!!
amém eu não sou!!

beijos, tetéia!

Anônimo disse...

Orgulho
Naum leva ninguem a nada
Antigamente eu era orgulhoso, aprendi com meu ex,
Sabe pq eu adoro aqui?
Pq tem conselhos praladeotimos
Bjaumzaum amore boua semana!

Anônimo disse...

Olá!
Adorei o texto,vou pensar muito sobre isso!
Até
htp://sex-appeal.zip.net
http:/cara-nova.zip.net

Anônimo disse...

Opa, bom tema, mto bom! Às vezes temos q fazer aquela forcinha e aprender a manejar melhor nosso orgulho, fato. Mas ceder desmedidamente é uma defesa tanto qto usar a armadura do orgulho. E aí, é bom dar uma olhada sempre pra si se temos orgulho pra nos preservarmos de coisas invasivas do outro, ou se exageramos, com muuuita teimosia. Ou, se tb, não somos todas feitas de perdão por medo de perder, de olharmos pra dentro tb.
Deu uma boa reflexão o post, adorei!
Bjões!

Anna O.
Divã Rosa Choque

Barbara Góes disse...

adorei o post...
tem q ser assim mesmo, reconheço, apesar de saber que às vezes é muito dificil.. mas vale a pena tentar!!

:D

Mi disse...

Eu tenho um exemplo em casa: minha mãe. Não importa o que você faça, ela sempre tem a razão. Isso dói, dói demais.

No meu relacionamento até que as brigas são coerentes (se é que existe isso! hahaha!). Tenho um mau humor natural, meu Xu faz que nada é nada e logo passa.
Quando tenho razão de brigar por alguma coisa, não abro mão de chorar. Mas é porque sou uma EMO enrustida... Agora, chorar demais ninguém merece!

;***

Anônimo disse...

Xuxatemqueacabar
Dizem q o novo programa dela eh bom
Mas ainda n assistih, enquanto maísa, rsrs quero ver onde ela vai parar com aquelas inconsequencias!
Bjs amore
Obrigado pela visita!

Moni disse...

xuxu.... mto obrigada! vc falou pra mim hj! me ajudou muito ! beijosss

Taynar disse...

Ahhhh o orgulho...!

Conheci o cara perfeito. Perfeito mesmo. Até então, casar era um pensamento completamente abstrato na minha cabeça. Mas eu pensei em casar com ele. Ele era um pouco mais velho, tinha seu proprio escritorio de advocacia, viajado, inteligente, educado ao extremo e mais aquelas coisas que fazem o ser humano fazer os teus olhos brilharem.
Muito bem. O cara era demais.
E eu me apaixonei por completo. Só que, por causa de relacionamentos passados frustrados, aprendi a ser mais reservada, e acabamos nos perdendo um do outro.
E eu não corri atrás. Por orgulho.
Perdi o cara que mais mexeu comigo pq fui tola demais pra deixar o orgulho de lado.
Lamentável demais.
Mas, se isso me serviu pra alguma coisa, espero que tenha sido pra ver que certas coisas são tão pequenas...


Nem me fala em brigadeirão.
Cometi o pecado da gula e comi um pedaço hoje, e cá estou eu, passando mal de novo.
Acho que dessa vez a minha gastrite fez de propósito, só pra me punir...
Mas sem Dramin, não quero dormir em frente ao pc.
=DDD

E a gripe? Passou?

Beijos, moça

Taynar disse...

Ahhh, eu sou muito pouco demonstrativa...
Nossa, meu último namorado sofreu demais, sou muito fechada às vezes.

Escovar os dentes é???
Vou praticar essa. Tá pegando essa dor aqui...
Não consegui resistir ao chocolate =p

e a gripe?

Beijos

Ginha disse...

Desse mal ñ sofro muito, não sou orgulhosa, volto atrás numa boa, tudo pela paz!!

Sandra Costa disse...

Nossa, eu sofro muito deste mal!
Mas estou aprendendo aos poucos. E tem sido bem recente isso.
Já postei sobre isso no meu blog, aliás, orgulho é uma coisa bem constante lá...
Estou simplesmente AMANDO! ler seu blog. Você é corajosa, hein, menina?

Flávia disse...

sou a pessoa menos orgulhosa que conheço. Vou lá e dou a cara pra bater. Peço desculpas. Reconheço meus erros. Mas aquele velho fantasma da unidirecionalidade do não-orgulho ainda não desistiu de assombrar as minhas relações...

Beijos =)

Ferrugem. disse...

Eu acho que orgulho é uma coisa maneira. Mas tudo tem hora e intensidade certa. E viva o bom senso, né?

Como diria o poeta, o segredo pra um relacionamento dar certo é senso de humor e memória curta.

adorei! ;)

Raquel El-Bachá disse...

Sou um pouco orgulhosa, mas acho que nunca tive problemas em relacionamento por não admitir meus erros. Eu sempre admitia e tentava melhorar, mas os ex-namorados orgulhosos e cabeças-duras nunca admitiam que estavam errados ou, pelo menos, quando reconheceram seus erros já era tarde demais.
Essas "picuinhas" e esse jogo de poder desgastam o relacionamento mais do que qualquer coisa.
Beijos.

Delirios de mulher disse...

O orgulho machuca muito...
Graças a Deus nuncxa tive problemas em pedir desculpas a alguem,nem muito menos guardar magoa.
Sou muito fácil de conviver.
Às vezes brigo com alguem num minuto e no outro já esqueci,e fico falando normalmente com a pessoa.Já levei tantos foras por causa disso...
rsrsrs
BJs

Myself disse...

Olha, falou tudo!
Vivo falando pro meu namorado que ele nunca admite seus erros, só depois q estamos quase nos estapeando!!
E outra coisa muito chata é esse lance de tudo o que dá errado ser "culpa" de alguém.
Botar sempre culpa por tudo o que acontece é muito desgastante!

Adoroooo os tópicos daqui!!!

Beijooosss!!!!!!

Rosa Canela disse...

Oi Xu..
Todas as vezes q entro aqui me sinto na obrigação de agradecer ...tudo o que escreve cai como uma luva pra mim e minha Xuxu...
Advinhe ela ta de bico comigo ..orgulho bobo ...espero que um dia ela aprenda a cerder...

beijos

ótimo dia

Rosa

Cruela Veneno da Silva disse...

nada dura para sempre.

vc tem razão... o orgulho faz com que a vida passe sem a nossa presença.

beijos

Blogueira Master disse...

Tem razão, Xu!! Vou pensar nisso... Bjs

Débora Cunha disse...

nunca fui orgulhosa. sempre achei q o orgulho n valia a perda da experiência de uma alegria. e a gente perde demais por orgulho. mas hoje em dia, como diria caio f. "depois de todas as tempestades e naufrágios", eu perco mt por n me importar. eu n tenho mais saúde emocional pra lidar com gte. acabo sempre pensando "deixa assim" "ok" "tanto faz" ou "não importa" e adquiro essa postura apática diante da vida.

é como dormir.

bju

menina fê disse...

sou do tipo "personalidade forte", mas um dos méritos é o reconhecimento dos meus erros... sempre peço desculpas pelas minhas faltas!

marcelo diz que aprendeu isso comigo...

pra quê levar em frente uma birra que nos destrói, não é mesmo?

xu, bjs, linda!

Anônimo disse...

Oi meninos e meninas!

Jhennifer: Não pode mesmo! Brigada! ☺ Linda semana pra ti tbm!

Bem Resolvida: Amém mesmo. Pena que as pessoas próximas às vezes não percebem o quanto nos machucam com isso…

Talles: Ainda bem que a gente aprende com as experiências! Que bom! ☺ Boa semana pra ti tbm!

Anônimo: Que bom que gostasse!

Divã: Sim, gostei que levou à reflexão! Muito bem colocado Anna!!! Realmente tudo é questão de equilíbrio…

Bárbara: Brigada! É difícil sim, mas ao se policiar e se desacostumar a gente vai mudando. ☺

Mi: As mães deveriam ser exemplos, mas não de irracionalidade… Emo é? Hehehe! Legal que teu Xu já sabe das coisas! ☺

Moni: Adoro quando isso acontece! De nada, me deixa muito feliz saber disso!

Taynar: O bom é que serve sim… Pena termos que aprender na marra às vezes, mas o aprendizado serve pras próximas…

Ginha: Tais certa! ☺

Sandra: Admitir isso é um passo em tanto! Ah, fico tão feliz de saber isso! ☺ Brigada! Corajosa? Sou metida hehehe! Que bom que o retorno tem sido positivo!

Flavinha: Legal da sua parte… Pena que nem sempre a pessoa que está com a gente teve esse aprendizado…

Jubliana: Viva o bom senso! ☺

Raquel: Desgastam demais! Por besteira adiam a parte boa de estarem juntos!

Delírios de Mulher: Qualidade essa a sua de não guardar mágoa!

Drunken Alina: Tens toda razão! Pra quê demorar tanto pra se acertar? Eeee! Que bom!!! ☺

Rosa Canela: Ah, eu que te agradeço pelo incentivo! ☺ Bom saber! Vai aprender sim… Orgulho é só perda de tempo, nunca é o que resolve neh?

Cruela: Definição perfeita de orgulho!

Deh: É, nada como o equilíbrio. A atitude passiva também não resolve, só mascara o problema…

O Casal que se ama: Perfeito! A gente não precisa ser “mansinha”, somente justas. Legal que ambos têm essa consciência! ☺

Muito obrigada pelos comentários!
E boas vindas aos novos!

Beijos!
Xu

Anônimo disse...

Amorrr, te convidando para cansardointerior la no meu blog, haha bjaumzaum!

Afrodite disse...

É Xuxu...discutir a relação não é fácil...se calar e engolir tb não...
Qd descobrirem a fórmula para o relacionamento ser perfeito, pode ter certeza que essa pessoa será rica!!!
O fato é:para qualquer relação dar certo e se manter é necessário muita boa vontade pra respeitar o espaço um do outro e saber CEDER,coisa que poucos querem fazer,né?
Bjos!

Juliany Alencar disse...

Caraca Xú, tá arrasando nos temas, hein!
Graças à Deus, esta visrtude eu tenho: sempre reconheço quando estou errada e sempre peço desculpas. É bom porque alivia e a gente não perde tempo mesmo.

Beijos e já peguei meu selo, é claro. :)

Anônimo disse...

Super legal essas dicas adorei, sou homem e adorei este blog. beijos