17 de setembro de 2008

Precisamos conversar…

E lá vem DR!

(Suspiro) Chegou a hora de terem uma conversa. Geralmente isso está partindo de você, mulher, que não consegue lidar sozinha com o peso da situação e do ponto em que a relação está, ou seja: você quer que ele mude.

Vamos assumir, esse é basicamente o motivo das Discussões de Relação (DR’s): falar do que não gostamos.

É por isso que não funciona!

Nunca é uma via de mão dupla e os homens fogem disso. E fogem de outras manias nossas ao discutirmos (vou citá-las mais abaixo).

Primeiro, vamos esclarecer uma coisa: pra homem, PRECISAMOS CONVERSAR = BRIGA.

Não adianta insistirmos em um modelo de resolução de impasses que não funciona. A regra número 1 para se resolver alguma coisa é que o outro não esteja na defensiva. E os homens sempre ficam na defensiva quando escutam: “Senta aqui, precisamos conversar.” Pra eles é a mesma coisa que dizer: “Senta aqui querido, vamos ficar horas falando sem parar de como me sinto e de como você não presta!”.

E a gente se irrita não só com o motivo (que já é suficiente, né?), mas com a reação dele à nossa necessidade de conversar.

Entendeu como é uma bola de neve aumentando os problemas (em vez de solucioná-los) só porque você decidiu falar a respeito?

Não adianta continuar ignorando que DR’s nem sempre funcionam. E ah, se funcionam sempre é porque seu xuxu aprendeu que dizer - Você tem razão -  é a maneira mais rápida de acabar com a conversa!

Dizem, e eu concordo, que não se deve ficar engolindo tudo, para depois explodir de uma forma irracional. Melhor falar o que não gostou na hora. Então, nem todo o problema precisa de uma DR. Chegue ao lado dele e fale - Olha Xu, fiquei chateada por isso e isso. Me sentiria melhor se fosse diferente. - Só! Tão simples!

Passar o recado, na hora em que te chateia, sem drama, é a melhor forma de se fazer entender. E dêem uma olhada na maneira que falei. Se eu dissesse - Olha Xu, me deixasse chateada por isso e por isso! Não repete hein!? Mas que coisa, qual é o teu problema!? -geraria uma briga e não um pedido de desculpa.

Por isso que também não adianta falar na hora e falar com raiva. Você não consegue passar a mensagem porque tem que desabafar toda essa sensação ruim, nele.

Cabeça fria é a melhor maneira de se fazer entender. Ficou braba, respira fundo e fala. Se perceber que existe a possibilidade de se descontrolar, deixa pra mais tarde. Tenta primeiro escrever, meditar, pular corda, qualquer coisa pra aliviar a raiva e se sentir mais dona de si.

Agora, nada disso deu certo? Vai precisar de DR mesmo? Então tá. Existem formas de fazer isso melhor…

Antes de tudo reflita. Você quer REALMENTE resolver o problema ou quer apenas que ele saiba tudo o que você está sentindo, no intuito de fazê-lo se sentir mal?

Porque aí não é DR, é briga. Então brigue. Só não estrague as futuras DR’s dizendo antes – Amor, temos que conversar – parta direto pro ataque e resolva da maneira irracional que preferir. E não, não acho que essa seja uma boa idéia…

Dicas para uma “boa” DR:

DR tem lugar: Peloamordedeus, DR se faz em casa, a sós! Ninguém tem a obrigação de assistir vocês lavando a roupa suja, é ridículo. E por favor, saiba valorizar os momentos especiais juntos. Se estão no meio de um lindo jantar à luz de velas, que ele fez pra você, não estrague tudo trazendo à tona os problemas!

DR tem hora: Homem tem essa deficiência de só conseguir prestar atenção em uma coisa de cada vez. Então se ele está assistindo TV, esqueça.

Vá direto ao ponto: Temos mania de ficar detalhando o problema, com a intenção de definir pra ele a emoção que estamos sentindo. Só demora e é chato. Seja direta! Os homens gostam de ir direto ao ponto.

Foco:  Um problema nunca é um problema pra nós, meninas. A gente adora falar como tudo está relacionado e adoramos mais ainda trazer à tona e jogar na cara dele os erros do passado. Eu também adoro. É o nosso trunfo, já que a gente sempre se lembra. Mas pare de fazer isso! Focalize no problema presente e só! Resolva o que tem pra resolver, no agora. Levantar o passado só alonga a discussão e dificulta a resolução, já que ele não pode (infelizmente) voltar no tempo e fazer diferente.

Aceite o esforço dele: Seu xuxu, ao ouvir uma reclamação, vai ignorar ou encontrar uma solução (bem prática) pro assunto. Aceite! Essa é a forma de ele participar e resolver as coisas.

Lembre-se, ele é homem: A nossa tendência é ficar horas falando de como nos sentimos, mas ele não tem interesse de ouvir, muito menos de falar horas dos sentimentos dele. Se você namora com meninas, talvez tenha mais sorte nesse sentido. Mas nós, que escolhemos os homens, temos que nos lembrar que eles reagem diferente e respeitar.

Seja responsável: Talvez parte do problema seja responsabilidade sua. Assuma também! É fácil discutir quando o outro é o único culpado. Se você não for madura o suficiente para admitir os erros, provavelmente vai criar barreiras para as próximas conversas, já que são sempre injustas…

Não tente mudá-lo: Como disse no início, geralmente nossa intenção na DR é mudar o jeito do seu xuxu. Tem que saber discernir quais são as atitudes moldáveis e quais fazem parte da personalidade dele. Tantas vezes expliquei aqui no Blog que não se muda ninguém. Se você está com alguém que odeia sair e você adora, ou encontrem um meio termo ou assumam que não rola! Brigar toda vez que ele tiver gostos diferente de você é dar murro em ponta de faca.

Evite lágrimas: Nós somos sensíveis e choramos mesmo! Mas se isso for controlável, deixe só para os momentos em que realmente se sentir triste. Eles sabem que já usamos lágrimas para manipulá-los… Aí a hora em que ele realmente te magoar e você não conseguir segurar o choro, ele não vai entender a profundidade da burrada que fez. Vai achar que é mais uma cena sua…

Por fim, saiba abordar a conversa. Aproveite um momento calmo e a sós entre vocês e começe o assunto sem fazer aquela temida introdução. Tente não desgastar a paciência  de ambos insistindo em continuar a conversa só pra fazê-lo enteder o que sente. Como falei antes, existem outras formas de colocar a raiva e frustração pra fora, que não numa conversa.

E nunca perca de vista o objetivo principal: crescerem e aproveitarem tudo de melhor juntos!

Beijos

Xu


27 comentários:

DESIRE disse...

Tens toda a razão no que dizes, o problema é manter isso na hora H!
Beijos prometidos

Bem Resolvida disse...

eu dei sorte pq embora nem esteja em um relacionamento sério meu sexy nerd adora uma DR. rs
Sempre que algo não vai bem, eu já falo logo que não gostei da atitude. e ele já vem perguntando se eu quero falar sobre o assunto...
e olha...ele tem melhorado a olhos nús!! rs

o negócio é nunca guardar as bolinhas pq elas vão crescendo, pesando e virando bolas de neve....

beijos!!

Tatah Marley's Confissões disse...

DEtesto essas DR, mais admito que algumas vezes são extremamente necessárias né?!
E concordo com a Bem resolvida, guardar só piora a situação porque quando é pra explodir, vai de uma vez, e aí a coisa pode ser irreversível..!

Beeeijos!

Jhennifer Cavassola disse...

Pena ter que sair logo agora no momento que estou lendo. Mas passo com calma pra ler. Tô adorando a postagem, mas ainda não terminei rsss. A é verdade viu? Benhê vamos conversar? Ah já vem vc, hum? O que foi? Com a cara de bosta, como quem já não gostou rsss. Beijos comento melhor quando terminar de ler.

Ginha disse...

Nesse aspecto sou meio 'homem', não tenho muita paciência pra DR, sou muito prática e detesto encher linguiça. Grande dica essa de evitar DR em público, rodinha de amigos, já vi tanto disso e sinto vergonha alheia ahahahaha

Beijão!

Anônimo disse...

Eu sou a mulherzinah das minah reslãçoes, rs,eu sempre puxo e quero DR's, eu sou sempre problematico,medroso,meio covarde, sempre achando que algo nao ta certo.

E ainda to bem mals viu Xu,aquele caso meu ta complicando, e eu to totalmente perdido,nao to conseguindo nem levantar da cama direito ;/, ta foda :(

Blogueira Master disse...

Xu, eu detesto dramas!! Então se é pra ter DR que seja breve e sem dramas... rs Beijos

Lisa disse...

"E a gente se irrita não só com o motivo (que já é suficiente, né?), mas com a reação dele à nossa necessidade de conversar."
Booooa! huuahauhauhauha
não mudaria uma vírgula no que vc disse no post!
Adorei!
E sobre as lágrimas, preciso me controlar e muito! Eu choro demais, mas é que eu sou sensível.. huahuahau

Carolina disse...

"Antes de tudo reflita. Você quer REALMENTE resolver o problema ou quer apenas que ele saiba tudo o que você está sentindo, no intuito de fazê-lo se sentir mal?"

Esta é a parte fundamental, geralmente o que queremos é que ele saiba que estamos magoadas e blábláblá.

Aí o bicho pega porque a chatice é geral, tua e dele. Então vira ranço e perde a força.
Nós, mulheres, difícil nos entender, melhor só aceitar! hehehe

Carolina disse...

(cont.)
Como sempre o teu texto é muiot bom!
Amei o assunto.
bjos queridos pra ti

Ela disse... Ele disse.. disse...

Ah.. eu acho que DR é importante, mas é como se diz ali no manual que postou. Tem lugar, tem hora e tem jeito de falar. A maioria das pessoas ja inicia numa semi-discursão, ou fala de uma forma que acaba nos irritando tambem. Aí vc pra não ficar atras falatambem paramagoar e quando vai perceber já está uma bola de neve sem tamanho. Mas gostei do manual "Tenha uma DR Feliz" ahahushaus.
Bom fim de semana!

Cap. Nascimento

Raquel El-Bachá disse...

Engraçado que relaciono quase todos os posts que li aqui com principlamente com meu último relacionamento. Sempre vivemos em paz. A primeira DR foi de iniciativa dele e no último mês de namoro rolava DR quase todos os dias. Isso com certeza desgastou muito, mas ele só dizia que eu estava errada, que eu tinha problemas que tinha que resolver, etc, mas não assumia os próprios erros e não fez uma forçinha sequer para mudar. Ao contrário disso, ele só piorou as atitudes que estavam me incomodando.
Ao terminar fiquei mal pra caramba, mas depois me senti como se tivesse me libertado de um peso enorme.
Desculpe o desabafo, Xu.
Beijos.

Blogueira Master disse...

Querida, obrigada pelo comentário. Achei que ning ia se manifestar,que bom!! Bjs

Delirios de mulher disse...

Embora eu seja mulher não nem um pouco de DR.
Prefiro fazer como você disse no post,falar da coisa na hora em que me incomodou,sem enrrolações.
E acho que tentar mudar alguem a força é muito chato,ou você aceita e tenta mudar aos poucos ou então desiste mesmo...
Bjs

Taynar disse...

DR é um saco.
Mas eu assumo a culpa. Com um dos meus namorados, eu viva querendo discutir a relação, e ele achava um saco. Depois, no namorado depois dele, que vivia querendo ELE discutir, eu odiava, e me peguei vendo como eu devia ser insuportável quando TODA HORA queria ficar enxendo o saco.
Porque, temos que assumir também: poucas são as mulheres que sabem a hora de abordar um assunto. É um tal de enrolar, de falar na hora do futebol, que nossa...
Mas tem que ter senso, tem que ter tato. Senão vira balbúrdia.
A gente tem que saber a hora de falar, senão estraga tudo.
Adorei o textoooo!!! Como sempre, né?


Ahhh, eu sempre passa por mal educada nessas horas.
E sim, era eu querendo doce, mas não era beeeeeeem doce, era pirulito. Adoro bala, chiclete, pírulito.. =D

Beijos, moça

Deflorando disse...

adicionei o selinho no blog...muito obrigada....adoro esse presentinhos....O putinho disse que estou difamando, com o post "intimação"...mas estou certa não é? deixando o morango só na vontade..rsrs..kk...bjim

Ninguem disse...

E verdade viu concordo com grau numero e genero com vc mas tb tive q apanhar p aprender kkkk, DR nem deveriam existir na vida de duas pessoas q se amam, mas como vc disse tem hora q agente tem q conversar e tem q saber hora lugar e momento, e tem q estar ciente q nem sempre vamos conseguir o lado positivo, adorei conhecer seu cantinho bjoss.

Tânia N. disse...

Corretíssimo, pena que não consigamos manter esse discurso em algumas horas, né?
Beijocas

Anônimo disse...

Odeio DR's!
Eu acabo sendo grossa demais e magôo a pessoa.

Beijos

Garotas de Vinte e Poucos disse...

Concordo com tudo...
mas nào podemos negar quem tem umas chatas por ai q se esforçam em fazer o pior né... tudo é motivo de DR, peloamordedeus!

bjo
*lala*

Anônimo disse...

Demore mais cheguei, é isso ai XU, chega de violencia domestica, ou melhor chega de violencia, respondendo ao sue post, o homem sempre foge de tudo, adorei os conselhos e o melhor, ser responsavel evita muitas coisas no relacionamento .

Moni disse...

seria ótimo levar isso ao pé da letra.. mas qnd o sangue ferve... ai ai ai! beijos, ótimo findi!

Jhennifer Cavassola disse...

Nossaaa só agora que li todinho a postagem.
Meu problema é que sou chata demais aff, tudo eu arrumo uma conversinha hehe, até que hoje eu estou de bom humor com ele, e a casa pode cair que nem ligo... tambémmm, estou no periodo fértil hehe
Perfeita XU!! Vc manda bem demais :)
Pena que o maridão acabou de sair, mas que ele chegar leio novamente hehe.

Um grande beijo, fica com Deus

Jhennifer Cavassola disse...

Ah esqueci, o bom é que o maridão é compreensivo, assim como eu também. rss Sou muito sincera, falo o que tenho pra falar na lata e isso dói em qualquer pessoa, imagina a pessoa que te ama? é complicado!! Mas no final acaba tudo bem, graças a Deus!!

:)

Carolina disse...

Oi Xu, melhorou da gripe?
Da próxima vez, grita, que te largo uma receitinha, infalível, daquelas da vovó.
Te cuida!
bjos queridos pra ti

Anônimo disse...

Oi meus xuxus queridos! Ninguém gosta de DR neh? ☺

Desire: Sim, discutir com consciência requer prática! ☺

Bem Resolvida: O sexy nerd tá um fofo hein? Muito legal a dedicação dele!!!

Tatah: Infelizmente… Sim, quanto menos guardar mais racional a gente consegue ser…

Jhennifer: Na TPM é que a coisa pega neh? Hehehe! Tomara que o bom humor continue! Isso, mostra pro teu xuxu tbm! Sinceridade é essencial, mas ela tem que ser usada quando tiveres bem calma e tranquila. Brigada, fiquei feliz em saber! ☺

Ginha: Melhor pro seu xuxu, ir direto ao ponto resolve muito mais rápido! Horrível neh? Todo mundo fica desconfortável!

Leandro: Tais assim é? :/ Coisas do coração nunca são fáceis… Tenta olhar a situação de longe, quanto menos envolvido, mais clareza tu vais ter. Força aí! Qualquer coisa manda email!!!

Melissa: Com certeza!

Lisa: Que bom, brigada!!! Eu também choro, sabia? Mas me controlo pra não banalizar os meus sentimentos e tranformar tudo num drama (na opinião deles). Mas ele tbm tem que aprender a lidar com essa tua característica neh?

Carolina: Exatamente! O nosso foco é sempre desabafar e não necessariamente sermos práticas e resolver. Por isso que se torna tão desgastante… É aceita assim! ☺ E brigada, adorei saber!

Cap. Nascimento: Esse é o problema, começar uma DR pra destratar o outro, só gera mais brigas! E má vontade das próximas vezes! Brigada!

Raquel: Não precisa se desculpar!!! É muito bom ler experiências pessoais. Não adianta sentar pra resolver uma coisa se um só se dispõe a isso… Imagino o quão degastante tenha sido, e à toa, já que ele não estava disposto a reconhecer a reponsabilidade dele no problema. Mas legal que tomasse a decisão certa de não aceitar uma relação egoísta!

Melissa S: De nada! ☺

Delírios de Mulher: Que bom, evita desgastes!

Taynar FORMIGA: Mas é com a experiência que a gente se toca do que não funciona… Exatamente, se tem um problema pra resolvido, tem hora e lugar. Brigada! ☺

Deflorando: Que bom! ☺ Hehehe, tá nada! Diz pra ele que tu vais gostar se ele revidar a intimação! ☺

A Morena: É, não deveria ser necessária mesmo! Mas… já que às vezes tem que ser, que seja da melhor forma! Brigada!

Ñ somos apenas rostinhos bonitos: Pois é, precisa de prática pra se tornar natural!

Lays Melo: É uma defesa sua… Se ambos se sentarem numa hora legal e estiverem dispostos a ouvir o outro, não vais precisar ficar na defensiva!

Lala: Por isso que DR tem tanta fama ruim! ☺
Talles: Ser responsável é sinal de maturidade! É tudo!

Moni: Aí é que tá, por isso que o ideal é colocar toda a raiva pra fora de qualquer outro jeito pra depois sim, conversar com razão!

Carolina: Na próxima vou querer!! Brigada!

Muito obrigada pelos comentários carinho!!!
Lindo final de semana pra todos!

Beijão da Xu

Loira e Morena disse...

Oiee....
Muito bom esse post viu!!..rs
Afinal, quem nao faz Dr né?!..aahah

beijocas da Loira