5 de agosto de 2008

Complexo de Electra

Não, não tem nada a ver com a Carmen Electra

Até onde você procura seu pai na relação?

Pois é disso que trata o Complexo de Electra, uma deusa grega que pediu ao seu irmão que matasse sua mãe como vingança por ter assassinado seu pai. Seria o contrário feminino para o Complexo de Édipo.

Sempre achei esse tema repulsivo.

Como, em sã consciência, vou procurar meu pai nos meus relacionamentos? Isso parece incesto... Mas é exatamente o que Freud defende: mulheres na infância tendem a se apaixonar por seus pais (além de disputarem seu amor com suas mães) e transferem isso para idade adulta buscando semelhanças em seus maridos.

Saindo do clichê “gostar de homens mais velhos = problemas mal resolvidos com os pais”, um estudo feito por grupos de psicólogos (publicados na revista Proceedings of the Royal Society of London B) levaram mais a sério e resolveram testar isso em pais e filhas adotivas, depois de verificarem esse padrão em animais também. Pasmem, as filhas que tinham bom relacionamento com os pais realmente escolheram (baseando-se em fotos) possíveis maridos parecidos com eles! A ciência explicaria a questão de Electra pela Homogamia, escolha de pares mais parecidos geneticamente que, aparentemente, poderia trazer maior adaptabilidade e chance de sobrevivência. Mas filhas adotivas não são geneticamente parecidas com seus pais! Deveriam procurar parceiros com a combinação genética parecida com a delas! Então o caso é mais complexo mesmo.

Isso pode não ser nada de mais. O problema é quando afeta nossa capacidade de escolha consciente ou sabota uma relação com potencial.

Minha opinião é a de que fomos acostumadas na infância com determinadas situações que, por conforto, repetição, segurança, boas sensações, ou para tentar resolver, procuramos repetir na idade adulta. Por isso que essa busca por semelhanças pode ser mais sutil, não se resumindo a aparência.

Pensando nisso tive que dar minha mão à palmatória e aceitar que talvez tivesse a tal de Electra. Meu exemplo: Fui acostumada com meu pai arrumando tudo dentro de casa e raramente precisávamos chamar um eletricista ou encanador. Eu nunca havia parado para prestar atenção nisso, até perceber que meu primeiro namorado não tinha essa característica. Vocês acreditam que isso me decepcionava?

Agora falando sério, até que ponto essas pequenas decepções, nem sempre conscientes, vão te deixando menos interessada e admiradora do seu parceiro?

Quando as características do seu pai te fazem procurar algo melhor e se achar merecedora de pessoas que valem a pena, perfeito. Mas e quando acontece o contrário? Pai distante, agressivo ou mau-caráter podem fazer estragos na sua vida.

Às vezes também acontece o oposto. Em vez de procurar a característica igual, você fica obstinada procurando o contrário! Por exemplo, meu pai era super fiel e meus pais tinham um relacionamento totalmente baseado na confiança que sentiam um pelo outro. Orgulha-me por ser um homem de caráter, admirado por muitos, que até fazem questão de me dizer isso quando têm chance. Tive sorte. No entanto, era um homem de poucos gestos amorosos. Quando fazia, deixava minha mãe nas nuvens, mas eram raras às vezes em que demonstrava tudo que sentia publicamente. Eu não gostava disso. Achava que minha mãe merecia mais (ela estava tranqüila, porque entendia e aceitava a forma dele se expressar), o que me fez procurar caras que eram explícitos e demonstravam publicamente, com gestos e palavras, sempre!

Não preciso dizer que foi difícil encontrar o que procurava. Além de aporrinhar a vida dos que comigo estavam por não serem românticos, não fazerem surpresas, não mandarem flores em locais públicos (sim garotas, não basta mandar flores...), enfim, coisas essenciais para nossa vida, eu teimava dizendo que não queria alguém igual meu pai nesse sentido. Comecei a achar que era impossível encontrar um homem assim... Até considerei aquela máxima: se o homem manda flores ou traz presente é porque aprontou! (Meninas, essa frase não é pra ser levada ao pé da letra. Ela significa que quando o homem faz alguma coisa fora do que ele costuma fazer, é para abrir o olho! A tendência, nesse caso, é dele estar compensando alguma coisa grave! Agora se isso faz parte da sua personalidade e acontece com certa regularidade, aproveita!).

Enfim, encontrei! Meu xuxu é incrível, super romântico, faz muitas surpresas e demonstra o que sente das formas mais emocionantes. Parece mentira? Nem me diga. Deixei de contar isso pras minhas amigas porque elas acabavam pensando que eu estava exagerando. É verdade e às vezes eu fecho os olhos e agradeço por ser tão abençoada. Depois conto mais sobre ele e nossa história (nossos problemas também).

Mas adivinhem. Eu sou a distante! Amo tudo o que ele faz, só não consigo demonstrar da mesma forma sempre. Vai entender! Mas já me dei conta e estou aprendendo a ser o que eu quero receber.

Concluindo, nossas histórias se fundem. Nossas experiências nos definem e definem o que estamos atraindo. Se deixarmos a vida nos levar, dá pra saber o resultado só olhando para trás. Então se o que você tem passado não lhe agrada, pense! Reflita e veja o que é realmente decisão sua e o que não é. Arrisque-se e saia do que você está acostumada! A vida pode te surpreender...

Ah, meu xuxu tem uma caixa de ferramentas enorme e eu adoro! Hahaha!

Beijos
Xu





Site falando da pesquisa que citei aqui.

3 comentários:

Juliana Dacoregio disse...

Agora, pelo jeito, ao invés de procurar um homem com as características de seu pai, você passou a reproduzir em você mesma estas características, já que você fala que agora é a distante da relação. São mesmo muito interessantes esses meandros de nossas personalidades, não é?
beijos

Anônimo disse...

Oi Ju,

Sim, foi isso que achei engraçado!
Acabei, no fim, fazendo o que eu mais queria evitar em um relacionamento. A vida é curiosa!
Beijos!

Anônimo disse...

Maravilhoso esse seu post e é exatamente o que acontece! Eu estudei Freud no período passado e me interessei bastante por essa parte por me identificar.A primeira coisa que eu observei no meu namorado bem no começinho da nossa relação era que ele era meu pai melhorado:um exemplo de pessoa,calmo,sabe consertar as coisas(sim é muito importante para mim também ,afinal imagine ter que pagar uns 70 reais para instalar um chuveiro elétrico podendo ele mesmo colocar??) e etc ..ele é o meu pai mil vezes melhor e isso que me faz permanecer encantada ao longo desses anos... beijoksss
♥Thályta Kutcher♥
http://morewomen.blogspot.com