...sem se matar
Como foi pedido por uma leitora, aí vão algumas dicas para aproveitar o melhor de morar junto, sem deixar que isso estrague o relacionamento.
Hoje temos liberdade para escolher fazer isso antes de casar, ou ainda, nem casar. O que é ótimo e deveria ser aproveitado para conhecermos melhor a pessoa que (pensamos) ser aquela que nos completa.
Existem exceções, mas a maioria toma um balde de água fria quando se depara com a realidade do dia-a-dia: é bem diferente da do namoro. Uma amiga chegou a desenvolver síndrome do pânico.
Isso acontece por termos uma criação diferente da do nosso xuxu. A não ser que tenham morado na mesma casa durante a infância e adolescência, vocês têm rotinas, horários e manias, bem distintas. E nem todas são maleáveis, pois se tornaram automáticas. Passa por isso também quem mora sozinho há muito tempo. Criou sua própria rotina e acostumou-se a ter o espaço todo para si, o que torna complicado ceder praticamente a metade para outra pessoa.
Mas não se preocupem, quem ainda não surtou sabe que morar junto é uma delícia. Basta ter jogo de cintura, muito bom humor e paciência!
1. Sentirás-te à vontade – Quanto mais rápido melhor. Decidiram dar o maior passo dentro do relacionamento, então vá de cabeça. Fingir que não acorda como se estivesse do avesso, por exemplo, não existe! Sinta-se à vontade! A casa é sua também. Já li uma vez que a moça acordava meia hora antes do cara só para escovar os dentes e “acordar” depois sem mau-hálito. Nem preciso comentar né? Fica feio e não tem sentido fazer malabarismos pra parecer perfeita sempre. Ele tem que se acostumar e admirar esses ladinhos seus também. Faz parte e isso que fortalece o casal.
2. Deixarás a intimidade florescer – Alguns dizem que a intimidade é uma m... De fora, concordava. Mas de dentro, vejo que isso é besteira. Intimidade não desmancha o encanto. As pessoas é que não conseguem mantê-lo por acharem que não é responsabilidade sua. Encanto é algo que deve ser cultivado (mais abaixo tem maiores explicações)! E a intimidade é uma conquista dos dois! Vocês vão ter que usar o banheiro na mesma hora, ele vai te ver se depilando, você vai vê-lo roncando, vai te ver sem chapinha , vão saber quanto tempo o outro fica sem tomar banho, etc.! Em vez de se horrorizar com a humanidade dele ou se envergonhar da sua, se divirta!
3. Respeitarás a individualidade - Agora vocês têm uma vida juntos. Mas nem sempre foi assim. Cada um desenvolveu sua mania, sua horinha de silêncio, seu momento de se abstrair do mundo. Nenhum dos dois tem que abrir mão disso. Adoro fazer todas as coisas que posso com meu xuxu, mas várias vezes durante o dia ele vai pro computador dele e eu pro meu. Ou ele vai arrumar a caixa de ferramentas e eu vou ler. Tente sincronizar esses momentos de individualidade para que vocês tenham o melhor de dois mundos, sem que um dos dois se sinta excluído ou deixado de lado. Outro ponto importante: respeite o lado masculino dele. Falei sobre isso no último post.
4. Aceitarás que é normal virar ‘paisagem’ – No começo da coisa toda eu perguntava pro meu xuxu : se eu andasse pela casa e dormisse sempre de roupa, ele ainda se surpreenderia quando eu ficasse nua? A resposta foi clara: não. É legal dormir abraçadinhos sem pijama, é muito bom tomar banho juntos e principalmente fazer amor sempre que der vontade! E isso faz com que ambos se acostumem com o corpo do outro. Meio triste né? Mas vai abrir mão disso? Claro que não. É normal. Ele não deixou de gostar do seu corpo. A questão é saber apimentar a relação e ter sensualidade com as milhares de outras formas que existem!
5. Dividirás as tarefas de casa – morar junto não é só dormir e acordar juntos. É ter uma casa sob suas responsabilidades. Todinha de vocês, louça, poeira, sujeira, roupas, comida, já falei louça? Pois é, não é simples. Ainda mais que não tem garantias de que os dois saibam fazer isso! A regra é lembrar que ali não tem mãe, nem empregada (se tem, melhor ainda), pra ficar recolhendo o lixo, passando uma vassoura e estendendo a roupa. Por isso fica pesado um só ser responsável por tudo. Estabeleça regras gerais como, quem cozinha não lava, quem sai do banho ajeita o banheiro, coisas assim.
6. Terás dia da semana para tarefas chatas – Escolham uma noite, ou um dia da semana em que possam fazer as coisas mais chatas de casa juntos. Meu lema: junto vai mais rápido. Quinta a noite é dia de lavar roupa (sim, lavo uma vez por semana, 3 máquinas seguidas. Funciona perfeitamente e nos estressamos, veja só, uma vez por semana!). Um varre enquanto o outro passa pano em seguida. Funciona e ninguém se sobrecarrega.
7. Não surtarás quando vires que as coisas são mais difíceis do que pareciam – Ele deixou a toalha molhada na cama? DEIXA ALI! Até mofar, deixa, não mexe. Se ele não se tocou que isso não é legal é porque, no fim, alguém sempre pendurava pra ele. Bom, agora vai entender que as coisas mudaram, tem que ter responsabilidade: você não é empregada e a toalha não vai andando sozinha. Mas atenção, relaxe e não fale nada. Se começar com esse tipo de cobrança, a vida fica impossível. Deixe o controle pras suas coisas, ele tem o direito de fazer a parte dele no tempo em que ele quiser.
8. Terás que ceder alguma hora – Como falei antes, certos hábitos não mudam. O jeito é cada um ceder um pouco ou revezar. Por exemplo: odeio dormir com a TV ligada. Ele não dorme sem. Dilema profundo! Então fiz a minha parte, comprei uma máscara (daquelas que perua usa pra dormir). Uma agonia, não deu certo. Decidimos desligar a TV, ele fica com insônia. Resolvemos o caso deixando a TV ligada com timer para 30 min. É o tempo dele dormir e ela desligar para eu dormir. Já me acostumei e na maioria das vezes acabo dormindo antes. Nos dias que estou com insônia, desligamos de primeira!
9. Manterás o encanto – A cumplicidade gera encanto. Pode ter certeza de que descobrir detalhes seus que antes ele não sabia, como umas manias suas na hora de dormir, seu jeitinho de se olhar no espelho quando ele não ta olhando, etc., só o faz se apaixonar mais ainda! Não precisa se estressar com isso. Mas, disse antes que acabamos virando paisagem para os nossos xuxus. Isso é normal e apesar de perdermos isso, ganhamos em muitos outros aspectos. O importante é aproveitar a independência e privacidade de vocês para se curtirem ainda mais! Surpreendê-lo com uma camisola sexy, fazerem amor em vários outros lugares da casa, realizarem fantasias, enfim, existem milhares de maneiras pras as coisas continuarem muito quente entre vocês.
10. Valorizarás a hora de dormir- Eu considero fundamental irem pra cama juntos (pra dormir). Cria um vínculo muito grande, de ambas as partes, terem aquele aconchego no peito dele pra pegar no sono. Nem sempre na hora de acordar dá tempo de dar bom dia com carinho. Por isso é melhor garantir à noite. Esse costume traz um bem imenso pro relacionamento. Nem todos os dias isso será possível, nesse caso tente adaptar o que tiver que fazer para ficar o mais próximo possível dele e vice-versa, pra pelo menos ter a presença no quarto.
Outro ponto importante sobre a hora de dormir é: NUNCA desconte sua raiva ou frustração na cama. Essa história de mandá-lo dormir na sala por que brigaram é a pior decisão. Só abre espaço pra ele repensar seriamente o relacionamento, ao concluir que poderia estar em qualquer outro lugar, menos ali. A casa é dos dois, a cama é dos dois. Vocês agora são um para o outro! Só existe essa desculpa se for motivo suficiente para separação. Enquanto isso durma na mesma cama e fique de costas até acalmar! Dizem também que nunca se dorme antes de resolver os problemas. Nem sempre consigo fazer isso... Às vezes só uma noite de sono (de costas pra ele, na mesma cama) para clarear a mente.
Têm muitos mais, mas mandamentos são 10... Ta, só mais um, o principal:
11. BOM HUMOR! – A vida é agora, vocês estão juntos! Aproveite! Curte o que tem de melhor e relaxe para os detalhes! Não são deles que você vai se lembrar quando olhar pra trás. Brinque muito, se divirtam e sejam felizes!
Por enquanto é isso!
Beijos
Xu
14 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Viver junto é muito difícil. não só em um relacionamento homem X mulher, até em família mesmo. As pessoas, sem percebverem, não tem paciencia com a individualidade do outro....
Ainda espero alguém que respeite a minha. Seria muito bacana viver com algúem, mas com respeito. Já passei por essa fase e foi muito ruim mas pq o sujeito era egoísta, machista, ...ista e etc...
Que bom que com vc dá certo, xuxu!!
bjs!!
Adorei!
Me sinto totalmente despreparada emocionalmente e "familiarmente" (rs) falando! moro sozinha há tempos! (desde os 18!) e realmente até o momento os únicos que podem fazer o que querem em casa são os meus dois cachorros!
Acho que é um grande passo a se dar...e muitas vezes a "familia" tem o preconceito. Por exemplo a do meu namorado.
Acreditem, em uma conversa na casa dele, comentei que odeio lavar roupa e que quando eu me casasse dividiria as tarefas com meu marido.
Sogra: - Ah, que linda...e você acha que el vai trocar tudo bonitinho e arrumadinho aqui, pra morar com vc?
Velha ultrapassada!
Bjus!!!!
Xu
nossa, vou imprimir e guardar na carteira, colcar na geladeira, no vidro do banheiro.... super mega útil!
percebi que esse manual não serve só pra casal, mas pra qualquer um que more juntos!
Bjo
*Lala*
Oi meninas!
Bem Resolvida: É complicado... Se os dois não estão dispostos a unir esforços, fica impossível. Que bom que vc não ficou aturando como muitas acham ainda que devem fazer!
Carrie: O que???? Não acredito que a sua sogra disse isso! Depois perguntam porque os homens são machistas!!! Mas é isso aí, tem que dividir e pronto. O meu também era assim, nunca precisava fazer nada em casa. Mas hoje fazemos tudo junto e ele gosta! :)
Garotas de Vinte e Poucos: Oi lala! Que bom! Fico feliz em saber! :)
Beijo a todas!
Xu, não moramos juntos; dormimos juntos e algumas regras se aplicam ao nosso caso.
A número 3 serviu para a minha pessoa, hehe.
Beijos!
Xuxu, ameiiiiiii! Só que me deu uma certa deprê... Lembrei do meu ex, do quanto era bom quando ele passava os finais de semana na minha casa e desse tempinho que a gente juntava as escovas de dentes.
Bom, mas fazer o quê?
Agora, mudando de assunto, por isso que eu quis que a gente se linkasse (nossa, inventei)... Porque o seu blog complementa os assuntos que eu gosto de abordar. Sensacional!
Beijossssssss
Xuuu!!!
ai menina, eu quase casei ano passado sem fazer a experiencia do test drive de morar junto antes... e pelo que eu to sabendo da nova mulher dele (é, num espaço de 10 meses de termino ele já casou com outra hahahaha) ele é intragável no convívio cotidiano...
Na próxima vez vou seguir os seus mandamentos viu???
beijoks
:)
Mari
Mi: Ah, mas dormir junto já é um bom começo! :)
Mulherzinha sim: É tão bom neh? Deixa, logo aparece um super companheiro pra ti colocar em prática esse texto hehehe.
Mariana: Sério? Te livrasse de uma então, hahaha! Por isso que eu sou a favor do test drive!
Beijão!
Xu
Xu, isso aqui tá bombando, héin? Tá vendo como é que todo mundo tem dúvida, problema e "causo" pra contar?! rsrs
Bem, eu morei junto durante 4 anos e aprendí bastante!! Hoje, moro sozinha e sou melhor dona de casa do que era antes... Acho que hoje estou muito mais preparada para qualquer relacionamento que possa vir e sim, sou completamente à favor do test drive!
Segredinhos básicos do convívio à dois: paciência, flexibiidade, companheirismo, cumplicidade, sinceridade e carinho!
BJs! ;))
Carrie, desculpa gançar seu comentário, mas q sogra mocréia, hein???
Pois bem, Xuxuas, gostei das dicas mas espero jamais dividir casa com alguém, sério mesmo. Nem com o ser mais amado e xonado do mundo.
Mas vai q um dia o destino me prega uma peça, né? Aí lembrarei de todas.
Beijão!
Gente esse post era tudo o que eu precisava!!! Eu não aguento mais (namoro a 4 anos e poucos)e estou louca para casar,mas ando meio desanimada! minha mãe e outras pessoas mais velhas dizem que o encanto se dissemina e muitos problemas surgem e que eu não sei como é bom curtir a solteirice,mas caramba eu amo demais meu xuxu e por mim iria amanhã mesmo morar junto!rs ,mas aí vem fatores que acabam com a minha alegria(não temos condição financeira,e ainda estamos nos formando)então teria que morar no mesmo quintal que minha mãe!imagine! fico meio triste ,afinal ele faz medicina que demora bastante e até ele se formar..rs bota tempo aew!Amei seu post ,e pretendo colocar seu blog no blogroll ,ok?! espero que não se importe!assim poderei sempre ver as novidades com relação a esse assunto (que atualmente me interessa bastante) beijokssss
e o que vc faria se estivesse na minha pele?casaria assim mesmo ou esperaria para sair de vez da saia da mamãe?
♥Thályta Kutcher♥
http://morewomen.blogspot.com
Xuuu
Encontrei seu blog num momento de desepero... namoro há quase 6 anos e há um pouco mais de 3 meses estamos morando juntos. Não aguento mais! ele é meu avesso, só me cobra de tudo! não tenho mais minha intimidade, minha mãe e nem mesmo posso fugir e soltar meus bichos nas baladas (que, detalhe, ele odeia balada).
Estou pensando seriamente em terminar nosso test-drive. Alguém já passou por isso? estou carente de gente de amigos e amigas.... afffff
Postar um comentário