31 de agosto de 2008

É bom e todo mundo gosta

Não, dessa vez o assunto não é sexo...

Respeito.

Respeitar é considerar o outro. Considerar que ele é tão importante no mundo quanto você é.

Não é algo simples de se colocar em prática toda hora, mas o esforço pra isso define seu caráter. Baseados nisso poderíamos concluir que é bem mais fácil respeitar os mais íntimos, as pessoas que amamos, certo? Não é o que acontece...

Em um namoro/casamento de algum tempo, é comum encontrar desrespeito. Por quê? Afinal, o básico exigido para estarem juntos é se gostarem muito (ta, se foi por dinheiro mais uma razão pra respeitar o coitado). Deixaram de se gostar? Isso não é desculpa para desrespeito e sim, um dos motivos!

Quando deixamos de ter consideração com alguém, deixamos de respeitá-lo e conseqüentemente, de admirá-lo. Não foram poucas as vezes aqui que destaquei a importância da admiração. Por isso concordo com a frase: quando se perde o respeito, perde tudo...

Mas somos muito descuidadas (os) em relação a isso. Escorregar de vez em quando é normal depois de um dia exaustivo ou na TPM; o que não podemos é transformar disso um hábito. Tratar seu xuxu com consideração faz bem pra vocês três, ele, você e seu relacionamento.

O primeiro passo é descobrir onde você anda errando. Pois é meninas, existem várias formas de demonstrar sua falta de respeito:

Pela personalidade dele- Como falei
aqui, mudar pelo outro significa crescimento, quando feito naturalmente (e gradualmente). Agora, se você força seu xuxu a deixar de fazer ou gostar de coisas importantes pra ele, está pisando na bola. Não é porque vocês se amam que ele tem que deixar de gostar de carros ou futebol! Você odeia? Ele não tem culpa! Ou passa a respeitar ou procura alguém mais compatível.

Pelo relacionamento - Uma vez que decidiu estar com alguém, assuma. Pra si mesmo e principalmente para os outros. Quer trair? Pense na situação inversa. É melhor magoar terminando, do que desrespeitar enganando.

Pela expressão – O fundamental é o respeito no dia a dia, PRINCIPALMENTE nas brigas. A partir do momento que o casal passa a se tratar com “Cala a boca”, “Sua retardada”, “Seu burro”, etc., o desrespeito se estabelece não só nesse momento de cabeça quente, mas definitivamente entre vocês. Uma vez que essas coisas são faladas, é difícil voltar a brigar com maturidade e conversar como adultos. É provável que a cada mancada que você ou ele derem, saia um “Seu idiota!”, no mínimo. É horrível e diminui (ou acaba) a admiração. E isso vale não só entre vocês, mas na frente dos outros! Não tem coisa pior do que presenciar um casal que se trata sem respeito um pelo outro. Imagine a cena... No mínimo desconfortável pra quem assiste e muito brochante pra quem recebe!

Pelo orgulho – Ninguém quer admitir, mas temos nosso orgulho. Duramente estabelecido entre os amigos, mesmo os mais íntimos. Aí vem você (na frente dos tais) e reclama do corte de cabelo dele, fala mal da camisa, diz que ele é meio lerdo e ainda olha pros amigos e pergunta: “Vocês não concordam?”. Chega pras amigas, com ele do lado, e descreve os defeitos do rapaz e, entre outras coisas, diz o quanto ele não é romântico. O que você espera que ele faça? Que melhore? Não é dessa forma humilhante que alguma coisa vai mudar!

Mantendo o respeito, estamos valorizando a pessoa que está ao nosso lado. E quando isso se torna um hábito, estabelecemos respeito por nós mesmas também. Isso tudo vale no inverso pro seu xuxu, claro. Além das escorregadas ocasionais que ele possa dar, não aceite ser tratada sem consideração.

Afinal, é bom e todo mundo gosta!

Beijos
Xu


17 comentários:

Afrodite disse...

Vc tem razão no que disse sobre o respeito ser a base da relação...sem ele não dá pra levar nada adiante!
Os tipos que vc colocou estão corretíssimos...porém há outros que nem sempre é fácil detectar,quer ver?
O que pra mim pode ser uma tremenda falta de respeito pro outro não é...
Ir no banheiro, dormir e tomar banho...pra mim é sagrado!
Mas para meu querido 'par' ele larga tudo,...(até o vaso!) por causa de um TELEFONE!!
E QD É PRA MIM QUASE BOTA A PORTA ABAIXO PRA QUE EU ATENDA(o que d-e-t-e-s-t-o!).
isso é APENAS um dos exemplos que tenho a dar!
Aí entra o 'respeito' que falo com ele e ele não acha nada demais!
PRA ELE FALTA DE RESPEITO É NÃO DAR ATENÇÃO A QUEM TÁ TE PROCURANDO...(EU MEREÇO!!)
Eu como devagar e demoro horas pra sair da mesa...ele bate prato igual a competidor e me deixa sozinha...acho isso o cúmulo!Depois de botar a mesa, me esmerar com a decoração dos pratos ele nem olha pra comida!Come quase que por educação...e diz que não liga pra isso...isso não é falta de respeito com meu trabalho na cozinha?
Já pra ele é SUPERNATURAL...A MÃE DELE O EDUCOU ASSIM(todos comem igual..parece competição pra ver quem acaba primeiro!)
Ainda temos que aprender muito sobre nós e sobre o outro pra chegar a um consenso do respeito...mas valeu a sugestão!
Bjos!

Gustavo disse...

ahhhh
muito muito obrigado *------*
vou colocar lá e repassar no meu próximo post :D
e quanto a esse ultimo post adorei
concordto ctgo, respeito é essêncial
tá, considero, hoje em dia nem mais o essêncial é levado em consideração .-.
beeeeijo

Garotas de Vinte e Poucos disse...

Xu, como sempre.. super post!
Respeito SEMPRE peloamordedeus.
Bjo
*Lala*

JAM disse...

Falou e disse Xu!!

Respeito e super-importante. Sempre tento me esmerar e trabalhar isso. Sempre temos tentacoes, mas devemos nos esforcar para manter o pique de ' respeito' na relacao.

Eu e meu marido sempre nos esforcamos e nao deixamos que este tipo de coisa aconteca. Mas confesso que e otimo ler sobre esse assunto. Assim, ficamos de ' orelhas em pe' , alertas e nao nos deixamos levar pela ' tentacao' da falta de respeito ;-)

Mariana Valente disse...

Xu, adorei o post... Respeito é uma das bases principais de um relacionamento... O respeito pelo companheiro e pela relação (essa coisa de brincar com a aparencia na frente dos amigos deixa qqer homem p da vida). E se o amor faltar com o respeito merecerá um belo pé na bunda!!!

Ótima como sempre vc, Xu...

E amei o presentinho, vou correndo colocar lá no blog!!! Você tbm é muuuuuuito especial!
Beijos e ótima semana...
:)

Rosa Canela disse...

Olá ..minha primeira visita e tenho que dizer que adorei o Blog de vcs =)

O post esta ótimo afinal tudo começa com atitudes bem corriqueiras e quando reparamos a falta de respeito já se instalou assim por completo ..

Tb concordo em dizer que "Acabou o respeito ..acabou TUDO"

Terminei a um tempo atrás um relacionamento justamente por isso ..por que onde a Falta de Respeito entra ..não existe lugar pra amor .

beijos e ótima semana

Rosa

larissa disse...

eu sei que não se deve meter a colher, mas aqui eu posso né? eheheheh adorei! realmente respeito é suuuuuper importante! sem respeito, definitivamente, não dá!
adorei o blog.. obrigada pela visita no nosso! beijos, L.

Anna Oh! disse...

Enquanto lia o post me veio uma idéia de psicanalista maluca na cabeça q não sei se vai ser ininteligível, pq veio nebulosa, mas... assim, qdo estamos num relacionamento, deixamos de ser um pra ser par; deixamos de ser quem éremos e talvez, por mtas vezes nos misturarmos demais ou de menos ou por considerarmos essa mistura invasiva, nociva, sei lá, acabamos tendo reações impulsivas de defesa. Mas vá lá... defesa todo animal tem, mas nós somos dotados de razão, né? Então cai bem "filtrar" o que o outro deve/merece ouvir e o q não merece. Vale tb tentar se colocar no lugar dele, fazer um psicodrama básico e repensar.

Bjos, Xuxus

Anna O.
Divã Rosa Choque

Ferrugem. disse...

Todo mundo gosta e conserva os dentes, né? Acho que o mínimo que devemos ter por QUALQUER um, é respeito.

Num relacionamento familiar, amoroso ou de trabalho. Se você concorda ou não, se você gosta ou não, sua opnião pode ser importante mas, o respeito nunca pode fugir dali.

Adorei o blog, o texto e principalmente o assunto. Sucesso!

Tatah Marley's Confissões disse...

é, respeito é bom, mais parece que nem todo mundo gosta, pqe tem um povo que PEDE pra ser desrespeitado!
Ngm merece, ¬¬, vale-me Deus!
acho que se as pessoas respeitassem mais umas as outras, as coisas evoluiriam sabe, serio mesmo.
O grande problema é que todo mundo acha lindo na teoria, mais na pratica, ngm o faz, e isso é meio broxante pra quem tenta colocá-lo em ação né?


e flor!
MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO obrigada pelo selinho sabe, AMEI!
*------------------------*
vou colocar no blog, e no proximo post, repasso!(é assim, ou com ç??)
\õ/

MUITO fofo!
x))

Cruela Veneno da Silva disse...

resoeito é bom e conserva os dentes né?

Taynar disse...

Uma vez que decidiu estar com alguém, assuma.
Concordo em genero, número e grau.
É muito fácil culpar o outro, e tirar o nosso da reto.
Todo mundo quer respeito, mas poucas pessoas sabem respeitar.
Acho que td mundo 'ama' muito fácil hoje, relacionamento é um negócio muito banalizado. Poucas pessoas sabem o valor real.
Ai cai, quebra a cara e a culpa é do parceiro..
Faz favor né...
Beijos, moça

Taynar disse...

Não suporto acorda, e alguém ficar tentando puxar, papo, tirar gracinha..
Dá vontade de matar.
A não ser em raras excessões (nãou vou espantar o carinha que sou afim, né?), eu sou extremamente mal-humorada!

Beijos, moça

Juliana Dacoregio disse...

Também acho o respeito e a admiração dois fatores imprescindíveis num relacionamento. Imagina ficar com alguém que você não admira? E, conseqüentemente, quando falta admiração, falta também o respeito.

Carolina disse...

Concordo contigo. Respeito é tudo ou pode ser tudo na sua relação-nada ( relação porqueira). Mas isto tudo se resuma na seguinte conclusão: se você se respeita, respeita os outros e isto quer dizer, entender que o outro é um indivíduo e tem seu espaço e por consequência sua pri-va-ci-da-de. E aí, minha amiga que mora o perigo? Qto mais junto, mais as pessoas confundem o seu espaço com o do outro.
bjos
Adorei o post!

Deflorando disse...

Oi, acabamos de nos conhecer, e mesmo vc ja tendo os selos que estamos te repassando, nunca eh demais saber que somos queridos por alguem nao é? Bjos

Anônimo disse...

Oi!

Afrodite: Tens toda razão. No dia a dia é que percebemos o quanto somos respeitados ou não... Se ele gosta, ele faz, mas não deveria te obrigar a fazer também!

Gustavo: Que bom que gostasse!

Lala: Eee, thanks! :)

Jamine: Legal que vcs se esforçam pra não perderem isso! Faz toda a diferença! :)

Mariana: Que bom! Fico feliz que gostasse!

Rosa: Bem vinda! Bom saber que fosse atrás do que é melhor pra ti!

Teaguentanosalto: Tbm adorei o blog de vcs! Bem vindas!

Anna Oh: dissesse tudo! Bem colocado, pode ser uma defesa do nosso espaço. E, claro, racionalizar é essencial pra não colocar em risco um relacionamento legal, só por causa do instinto...

Jubliana: Bem vinda! Que bom que gostasse do Blog! Brigada!

Tatah: Fico feliz! Não te preocupa em repassar, faz isso se tiveres vontade só! :)

Cruela: Resumindo, exatamente isso! :)

Taynar: É bem verdade. Faça o que gostaria que fizessem contigo.

Meninas de Família: Com certeza! Estão completamente interligados...

Carolina: Sim, esse é o ponto fraco do relacionamento. Que bom que gostasse! :)

Deflorando: ADOREI! É muito bom saber isso! :)

Brigada pelos comentários e visitas!

Um beijão enorme!
Xu